Carros elétricos da Tesla não virão mais com carregadores portáteis — e outras montadoras devem fazer o mesmo

Carregador Portátil Carro Elétrico Hyundai Ioniq 5
27 de fevereiro de 2024
Carros elétricos da Tesla não virão mais com carregadores portáteis — e outras montadoras devem fazer o mesmo

Recentemente a Tesla surpreendeu o mercado ao parar de incluir um carregador portátil como equipamento padrão na venda de novos carros elétricos. A montadora de Elon Musk, porém, não é a única companhia a realizar esse movimento.

Desde abril de 2022, os carros da Tesla não virão mais com seus carregadores portáteis — um equipamento com plugue NEMA 14-50 que permite recarga de veículos elétricos em casa e em viagens. 

Explicando a decisão, o CEO Elon Musk afirmou no Twitter que a montadora tinha "estatísticas de uso" mostrando que o uso do dispositivo era "super baixo". E que o carregador, portanto, gerava custos extras.

Leia também:

Começo de uma nova tendência?

A princípio a medida foi uma decisão individual da Tesla, mas que parece ter potencial para se transformar em uma tendência. Também em 2022, a Kia decidiu que seu carregador portátil AC de nível 1 de 120 volts no EV6 se tornará uma "opção instalada pelo revendedor" - e não um item incluso na venda de todos os carros.

“Continuamos a monitorar a demanda do consumidor por carregadores de nível 1, principalmente porque os proprietários instalam carregadores de nível 2 em suas casas e locais de trabalho e aproveitam os carregadores de CC quando estão viajando”, disse o porta-voz da Kia USA, Jeff Jablansky, à Green Car Reports.  

Carregador Portátil Carro Elétrico Hyundai Ioniq 5Carregador Portátil Carro Elétrico Hyundai Ioniq 5
Carregador Portátil incluso no Hyundai Ioniq 5 (Crédito da Imagem: Green Car Reports/ Reprodução NeoCharge)

Evolução da indústria de Mobilidade Elétrica

Tesla e Kia estão entre as maiores vendedoras de carro elétrico do mercado - ou seja: a decisão de ambas é extremamente marcante. 

Acredita-se que, à medida em que a infraestrutura de recarga se desenvolva em todo o mundo, os donos do carros elétricos deverão preferir as recargas mais rápidas nos eletropostos ou a recarga residencial com modelos Wallbox

Com o tempo, outras montadoras também deverão deixar de incluir carregadores portáteis como "itens de fábrica", cientes de que eles tendem a se tornar desnecessários. Afinal, sua principal utilidade é executar recargas de emergências se não houve outro carregador mais potente disponível (e o futuro da mobilidade elétrica indica para um mundo com cada vez mais carregadores de alta capacidade acessíveis a todos).

Mas isso não parece um problema e sim uma evolução natural do mercado. Seu carro elétrico veio sem carregador portátil e/ou wallbox? Entre na loja da NeoCharge e faça sua compra sem sair de casa.

Etiquetas -

Comentários
Deixe seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado