Carregamento sem fio para carros elétricos: Mitsubishi e WiTricity impulsionam tecnologia

Tecnologia Wireless Charging permite carregamento de carros elétrico sem fio
23 de fevereiro de 2024
Carregamento sem fio para carros elétricos: Mitsubishi e WiTricity impulsionam tecnologia

A Mitsubishi é mais uma importante montadora que enxerga o mercado de veículos elétricos como uma grande prioridade. Em uma amostra desse planejamento, a multinacional japonesa anunciou grandes investimentos na WiTricity, empresa que vende sistemas de carregamento sem fio (Wireless Charging) para carros plug-in.

O valor específico liberado pela Mitsubishi não foi divulgado, mas faz parte de uma rodada de investimentos de US$ 34 milhões que a subsidiária americana da companhia dedicará para ações de inovação tecnológica - incluindo o carregamento de veículos elétricos.

Tecnologia Wireless Charging permite carregamento de carros elétrico sem fioTecnologia Wireless Charging permite carregamento de carros elétrico sem fio

A Mitsubishi Corporation é a empresa controladora da montadora de mesmo nome e está envolvida em vários outros setores. Além dos possíveis usos para carregadores de carros elétricos, o Grupo de Desenvolvimento Urbano da Mitsubishi está interessado no carregamento sem fio para possíveis aplicações em “Smart Cities” (as "Cidades Inteligentes" do futuro).

"O carregamento sem fio do WiTricity é essencial para a realização de serviços urbanos de infraestrutura urbana de próxima geração, que capturam as mudanças para a direção dos veículos elétricos/ direção autônoma", disse Mitsumasa Icho, chefe do Grupo de Desenvolvimento Urbano da companhia, em um comunicado.

O carregamento sem fio usa um campo magnético para transferir a corrente entre um painel conectado à rede no solo e um painel receptor montado no carro. Cada vez mais, empresas como a WiTricity têm ganhado destaque por investir em tecnologias para oferecer carregadores de veículos elétricos em modelo Wireless Charging.

Depois de comprar as patentes de carregamento sem fio da Qualcomm em 2019, a WiTricity disse que detinha mais de 1.000 patentes em todo o mundo relacionadas à tecnologia de carregamento sem fio. 

O híbrido plug-in BMW 530e foi o primeiro veículo de produção de qualquer fabricante de automóveis no mercado dos EUA a incluir um dispositivo para carregamento sem fio - com tecnologia WiTricity. A empresa disse que o supercarro McLaren Speedtail também usa sua tecnologia, mas o Speedtail é tem uma linha de produção ainda limitada.

O híbrido plug-in Mercedes-Benz S-Class de geração atual deveria oferecer carregamento sem fio - inclusive nos EUA - mas a Mercedes, a princípio, desistiu da ideia.

Fonte: Green Car Reports

Etiquetas -

Comentários
Deixe seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado