Conheça o Aptera, o carro solar e elétrico que não precisa ser carregado

23 de fevereiro de 2024
Conheça o Aptera, o carro solar e elétrico que não precisa ser carregado

O visual é futurista, mas as tecnologias do novo automóvel da startup americana Aptera já são uma realidade dos dias de hoje. Nos últimos meses, a empresa virou notícia mundial ao lançar um veículo solar e elétrico que poderá ser dirigido rotineiramente “sem precisar ser carregado”, segundo estimativas do próprio fabricante.

A TECNOLOGIA NEVER CHARGE

Não se trata de uma promessa absurda. A combinação de energia solar e elétrica proporciona a autonomia impressionante do veículo, que possui a funcionalidade Never  Charge (“Nunca Carrega”, em inglês). 

Apenas com a energia elétrica, o carro é capaz de rodar até 1.600 quilômetros com uma carga de bateria (aproximadamente a distância entre o Rio de Janeiro e Salvador). Mas é a energia solar que faz a “mágica” acontecer: o veículo também é capaz de se autoabastecer com raios solares — podendo, de fato, ser utilizado por dias, meses e anos sem recargas. 

PRAZER DE DIRIGIR

Segundo dados divulgados pela própria Aptera, o americano médio dirige 29 milhas (ou cerca de 46,6 quilômetros) por dia. Realizando apenas esse tipo de percurso, em regiões e horários de maior exposição ao Sol, felizardos motoristas do automóvel poderiam eliminar abastecimentos de sua rotina.

E a autossuficiência não é o único ponto a se destacar no projeto desse carro do futuro. Co-CEOs da Aptera, Steve Fambro e Chris Anthony afirmam que o projeto foi concebido pensando que as pessoas devem buscar “mais do que apenas dirigir seus carros”.

“Estamos construindo uma marca obcecada pela eficiência porque queremos inspirar as pessoas a fazer mais do que apenas dirigir seus carros. Acreditamos que veículos supereficientes, seguros e divertidos de dirigir estão no centro do gerenciamento dos recursos naturais da Terra para o bem das gerações futuras”, disseram Fambro e Anthony ao site da startup.

TRÊS RODAS E DESIGN MODERNO

Tudo no veículo parece ser diferente, inclusive seu visual. O Aptera tem três rodas e um design que lembra os famosos carros voadores de Os Jetsons, o desenho do estúdio Hanna-Barbera que vislumbrava como seria o futuro da humanidade.

Só falta mesmo voar.

Com 4,4 metros de comprimento, 2,2 metros de largura e 1,4 metros de altura, o carro da Aptera pode acomodar dois adultos e um animal de estimação em longas e sustentáveis viagens sem a necessidade de abastecimento, de acordo com a empresa.

Etiquetas -

Comentários
Deixe seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado