O carregamento sem fio para carros de passeio tem demorado a decolar, mas uma demonstração recente mostrou o potencial da tecnologia para caminhões comerciais.
O Laboratório Nacional de Oak Ridge (ORNL) do Departamento de Energia dos Estados Unidos anunciou em um comunicado de imprensa em fevereiro, que havia demonstrado um sistema de carregamento sem fio bidirecional de 20 kW em caminhões híbridos de entrega da UPS, empresa de entregas norte-americana.
O sistema transferiu energia entre uma almofada de carregamento sem fio e o caminhão com mais de 92% de eficiência, disse a ORNL. Isso foi conseguido com uma distância de 11 polegadas entre as bobinas de acoplamento eletromagnético no caminhão e a almofada de carregamento.
Na potência de 20 kW, levaria cerca de três horas para recarregar totalmente a bateria de 60 kWh do caminhão, de acordo com a ORNL. Caso fosse utilizado os convencionais cabos de carregamento, levariam de cinco a seis horas para carregar a bateria, disse a ORNL.
A natureza bidirecional do sistema significa que os veículos também podem ser usados para armazenamento de energia, observou a ORNL, descarregando energia de suas baterias para a rede quando necessário. Este acordo foi testado várias vezes ao longo dos anos, mas as regulamentações da rede concessionária de energia provavelmente precisariam ser alteradas antes de qualquer aplicação comercial.
A demonstração se baseia em pesquisas anteriores com maior poder, mas menos distância entre bobinas. Em 2018, a ORNL transferiu 120 kW com uma diferença de seis polegadas — quase a mesma distância entre o chão e a base de um carro de passeio.
O carregamento sem fio é comumente mal interpretado como ineficiente, mas em algumas aplicações pode ser mais eficiente do que os cabos porque não há tanta energia perdida para o calor sobre o comprimento do cabo.
Os sistemas de carregamento sem fio disponíveis comercialmente existem, mas são bastante incomuns.
A BMW anunciou carregamento sem fio para o híbrido plugin 530e, enquanto a Mercedes-Benz começou a oferecê-lo como uma opção em seu híbrido plugin S-Class. O sistema Mercedes-Benz está previsto nos EUA, mas ainda não chegou.
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