Lucid Air é anunciado como carro de luxo com melhor aerodinâmica do mundo

24.05.21 09:00 Comentário(s) Por Diego Freire

É de se esperar que um carro chamado Air (do inglês Ar) produza bons resultados no túnel de vento. Esse é o nome do novo carro elétrico da Lucid Motors, que a montadora classificou como o “carro de luxo de aerodinâmica mais eficiente do mundo”.


O Air alcançou um coeficiente de arrasto (Cd) de 0,21 em testes recentes de túnel de vento, o que é melhor que o 0,23 do Tesla Model S. No entanto, isso ainda não foi confirmado para a versão de produção do Air, já que Lucid está atualmente trabalhando com protótipos "beta".


Uma série de detalhes de design ajudaram a alcançar este baixo coeficiente (Cd). As entradas de ar laterais baixas na dianteira são projetadas para suavizar o fluxo de ar ao redor do para-choques das rodas, enquanto as rodas em si têm uma forma aerodinâmica. As aberturas no capô são projetadas para direcionar o ar suavemente ao redor das laterais do carro.


De acordo com a montadora Lucid Air, o veículo também possui um sistema de entrada de ar que gera um redemoinho para resfriamento. Isso reduz o arrasto permitindo uma entrada menor de ar no para-choque dianteiro, enquanto o distribui uniformemente através das superfícies do trocador de calor.
Carro de luxo Lucid Air

FOCO NA AERODINÂMICA

Na parte de baixo do carro, tudo foi aerodinamicamente otimizado, incluindo a forma da própria bateria. Os vários elementos trabalham para formar uma forma difusora, ajudando a puxar para fora o ar embaixo do veículo.


A eficiência aerodinâmica é certamente um fator importante no sentido do que o Air é capaz. Ele consegue cobrir mais de 400 milhas (ou mais de 640 quilômetros) de estrada, considerando o limite de velocidade das rodovias dos EUA, enquanto utiliza um pacote de bateria que não aumentará de tamanho.


Outras montadoras têm reivindicado grandes feitos de eficiência aerodinâmica, embora geralmente com mais concessões à praticidade do que Lucid.


A startup holandesa Lightyear, por exemplo, afirma que seu One com assistência solar será o carro de produção mais aerodinâmico do mundo, embora esse modelo permaneça em desenvolvimento.


O Volkswagen XL1 alcançou um Cd de 0,189, mas não era um carro de luxo e não foi oferecido nos EUA.
Compartilhar -