Mudança climática e autossuficiência energética: energia solar é suficiente?

23 de fevereiro de 2024
Mudança climática e autossuficiência energética: energia solar é suficiente?

À medida que as emissões de combustíveis fósseis aceleram as mudanças climáticas, e desastres naturais ressaltam o valor da autossuficiência energética, a necessidade de implementação de energia solar fotovoltaica nunca foi tão forte. A adoção está sendo impulsionada também pela integração de fontes renováveis durante a construção de novas moradias; ações regulatórias em torno das emissões de carbono e sustentabilidade; e novas soluções tecnológicas que facilitam a adaptação de uma casa existente.

Os defensores da energia solar preveem que ela seja um componente-chave em "casas autossuficientes" – residências que conseguirão abater o consumo de energia apenas com a produção de energia própria por meio de fonte renovável, deixando a habitação com uma conta de energia “zerada” e sem emissão de carbono. 

Embora a obtenção dessa visão tenha sido difícil até o momento, devido aos desafios de implantação, o mercado para essas casas experimentará crescimento anual, segundo pesquisa realizado pelo instituto Navigant Research.

Então, o que está mudando?

SUPERANDO DESAFIOS DE OFERTA

Tanto em casas novas quanto existentes, a geração de energia a partir de fontes renováveis, especificamente o sol, tem sido possível há muito tempo, mas não necessariamente viável. Enquanto os painéis solares fotovoltaicos funcionam durante o dia com a presença do sol, a casa usa eletricidade da rede concessionária pela manhã e à noite. Assim, a oferta não sincroniza com a demanda. O sistema típico raramente produz energia suficiente para atender à demanda instantânea. Em vez disso, está constantemente produzindo além do necessário em relação à demanda ao meio do dia e não produzindo a noite.

Teoricamente, pode-se armazenar energia excedente em uma bateria para uso posterior, ou enviar de volta à rede; mas o armazenamento de baterias ainda é caro e a compensação da rede traz um retorno mais atraente. Claramente, para que a energia renovável faça sentido em aplicações residenciais hoje, os proprietários precisam consumir a própria energia gerada, ao mesmo tempo em que ser capaz de adaptar o consumo em alguns momentos do dia para maximizar o aproveitamento da energia.

GESTÃO DE CARGAS PARA O RESGATE

A tecnologia agora fornece respostas práticas e fáceis para os proprietários que desejam consumir sua própria eletricidade gerada por energia solar. Uma dessas respostas é a implementação de um mecanismo de gerenciamento de cargas que seja econômico, fácil de implantar e que garanta um retorno rápido. A chave é fazer com que as cargas elétricas funcionem durante o período de produção da energia solar.

Nem todos os hábitos de uso de cargas elétricas podem ser alterados. Aqueles que envolvem iluminação, culinária e preservação de alimentos geralmente precisam acontecer em horários específicos do dia. No entanto, o consumo de energia de lavadoras de pratos, máquinas de lavar, caixas de água quente, veículos elétricos, bombas de piscina e sistemas de aquecimento/resfriamento podem ser programados para sincronizar com a energia gerada, com o mínimo de interrupção da vida familiar. Como esses sistemas e aparelhos que consomem muita energia representam uma porcentagem significativa do consumo diário de energia, utilizá-los quando os painéis solares estiverem no pico de produção pode proporcionar economias significativas. Por exemplo, nos mercados europeus, os benefícios financeiros geralmente representam várias centenas de euros anualmente e fornecem um rápido retorno sobre a implementação de soluções de gerenciamento de carga.

AUTOMAÇÃO FACILITA

O monitoramento e controle automatizado de energia em tempo real agora é possível para sistemas elétricos residenciais. Com a integração de controles inteligentes através de um algoritmo inteligente, o sistema permite que os proprietários otimizem ainda mais seu consumo solar, otimizando o carregamento da bateria de veículos elétricos, a início do funcionamento do tanque de água quente e outros controles de carga inteligentes.

BEM-VINDO À NOVA PAISAGEM ELÉTRICA

A digitalização está remodelando o cenário energético em todo o mundo, abrindo caminho para a otimização da energia solar em aplicações residenciais. Os proprietários agora são capazes de reduzir suas contas de luz e neutralizar sua pegada de carbono com pouca ou nenhuma interrupção nos ritmos normais da vida familiar. Além disso, com o aumento da independência energética possibilitado pela energia solar auto-consumida, as pessoas estão tornando suas casas mais seguras.

Etiquetas -

Comentários
Deixe seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado