Super rápida: Nova Recarga para Veículos Elétricos na China

17.05.23 09:00 Comentário(s) Por Marien Ramos

Fabricante chinesa Nio promove instalação de novos pontos de recarga para automóveis eletrificados. A nova tecnologia faz recarga em 40 segundos com uma troca de baterias. 
A fabricante chinesa Nio anuncia que vai instalar 2300 novos eletropostos com uma nova tecnologia. A proposta da montadora, que já possui 2000 unidades no país, promete reduzir o tempo de recarga de carros elétricos e híbridos, que cairia para cerca de 40 segundos.

Recarga rápida na China 

Segundo a Nio, a recarga dos veículos eletrificados será muito mais rápida até comparada com os carros a combustão. 

Essa inovação acontece pois os novos eletropostos que serão instalados não são como os que estamos acostumados a ver. Em vez de conectar o carro ao ponto de recarga, agora os chineses poderão trocar diretamente a bateria, como as pilhas antigas. 

É assim que funciona:

  • Um braço automático funciona como elevador e suspende o carro 

  • Solta-se a bateria gasta do automóvel

  • Prende-se a nova bateria no veículo eletrificado

Todo esse processo leva em torno de 40 segundos, ou seja, até muito mais rápido que carregar um celular ou encher um tanque de combustível. 

Investimento chinês em mobilidade elétrica 

O investimento em locais de recarga para carros elétricos e híbridos não é novidade na China. O país possui inúmeros incentivos à mobilidade elétrica, saiba mais aqui. O seu crescimento no mundo automotivo eletrificado se mantém à massificação, também, de pontos de recarga, que facilitam a usabilidade dos VEs. 

Na mesma medida que é mais fácil e eficiente, a proposta é também mais cara, inclusive para as fabricantes. A Nio, rival da líder de vendas na China - BYD - já possui um preço mais elevado quando comparada às outras fabricantes, mantendo um perfil de consumidor. 

Marien Ramos

Partilhar -