JavaScript is disabled in your browser. Please enable JavaScript to continue.

Perguntas Frequentes

Tudo o que você precisa saber sobre veículos elétricos e carregadores de veículos elétricos
Quais os tipos de veículos elétricos?
Híbridos (HEV – Hybrid Electric Vehicle): não podem ser recarregados via plugue por uma fonte externa e possuem bateria menor que os outros tipos de carros elétricos, mas ainda assim a bateria ajuda na economia do uso do combustível.  Ford Fusion Hybrid, Toyota Prius Hybrid, Honda NSX Hybrid


Híbrido Plug-in (PHEV – Plug-in Hybrid Electric Vehicle): pode ser carregado pelo plugue, possui uma bateria maior e consegue operar por distâncias consideráveis apenas utilizando o modo “somente elétrico”. Ex. Mitsubish Outlander, Volvo XC90, BMW i8


BEV (Battery Electric Vehicle): 100% elétricos utilizam apenas motor elétrico alimentado por uma bateria, evitando completamente os motores a combustão interna. Os carros totalmente elétricos não utilizam combustível líquido (gasolina/álcool ou diesel), são mais limpos, dão menor manutenção e são mais baratos de reabastecer que os híbridos e os carros convencionais. Ex. Renault Zoe, Tesla Model 3, Nissan Leaf, BMW i3 


Carros de Célula a Combustível: possuem motor elétrico e bateria, que é alimentada pela conversão do gás hidrogênio em eletricidade. Este tipo de veículo elétrico está começando a entrar no mercado e é oferecido como uma alternativa de baixo carbono para carros e caminhões contribuindo para a redução de gases poluentes. Ex. Mercedez Benz GLX F-Cell
A minha bateria é utilizável após o carro atingir o fim da vida útil? O que acontece com as baterias usadas dos carros elétricos?

No final da vida útil do carro, a bateria continua tendo valor. Ela não poderá alimentar mais o veículo elétrico, mas diversos deles agrupados podem ser utilizados para armazenamento de energia. Ou seja, quando seu carro elétrico estiver pronto para troca, você pode vender a bateria ou utilizá-la como back-up de energia.

Posso carregar meu veículo elétrico em qualquer tomada da minha residência?

Não, caso você não possua um carregador de veículos elétricos instalado conforme as normas, a instalação para carregamento do carro elétrico deve ser devidamente dimensionada levando em consideração a corrente da fonte. 

Obs: Os fabricantes recomendam que este tipo de carregamento seja feito apenas em situações de emergência.

O que eu devo considerar antes de comprar um veículo elétrico?

Certifique-se de pesquisar quais modelos atendem melhor suas necessidades de autonomia, se seu quadro elétrico comporta a instalação de um carregador de veículo elétrico, e caso more em condomínio ou apartamento consulte o responsável. 

O que eu devo considerar antes de comprar um carregador de veículo elétrico?

Algumas informações a serem consideradas antes de comprar o carregador de veículo elétrico:

  • Tipo de rede que chega até o seu espaço (monofásico, bifásico ou trifásico)
  • Tensão da rede (220/120V ou 380/220V)
  • Distância do ponto de recarga até o quadro elétrico
  • Modelo do plugue do carro elétrico
  • Tipo de aplicação: residencial ou comercial
  • Se tem potência disponível suficiente para atender o carregador
O carregamento do veículo elétrico é seguro?

Sim, carregar o veículo elétrico é muito seguro. Nossos carregadores atendem aos padrões internacionais de segurança e qualidade. 

Quanto tempo leva para carregar um veículo elétrico?

O tempo de carregamento vai depender de alguns fatores:

  • Tamanho da bateria: quanto maior for a capacidade da bateria (medidos em kWh), maior será o tempo de carregamento
  • Estado da bateria (cheia x vazia): se a bateria estiver descarregada levará maior tempo para recarregar, se comparado a uma bateria na metade
  • Taxa máxima de recarga do veículo: Você só poderá recarregar a bateria de um veículo na taxa máxima que o veículo ou o carregador aceitar. Por exemplo, se a taxa máxima de recarga do veículo for 7kW, seu veículo não irá carregar mais rápido utilizando um carregador de 22kW. 
  • Taxa máxima de recarga do carregador: o tempo de recarga também sofre influencia da taxa de recarga do carregador. Por exemplo, mesmo que seu carro possa recarregar a 11kW, se o carregador for limitado em 7kW, o veículo irá recarregar em 7kW. 
Ter um carregador de veículo elétrico em casa pode aumentar minha conta de energia?
Recarregar o veículo elétrico em casa irá aumentar a quantidade de energia consumida, no entanto haverá uma economia significativa comparado ao que você pagaria pelo combustível em um posto. O valor da energia elétrica pode ser até 9 vezes mais barato que o combustível.
Quais os tipos de plugues para carregadores de veículos elétricos?
Em caso de Carregadores CA: Tipo 1 e Tipo 2
Em caso de Carregadores CC: CHAdeMO ou CCS - Combo T2

Para saber mais, confira nosso espaço reservado com artigos e informações sobre o assunto.
Added to cart
- There was an error adding to cart. Please try again.