Carregador para Carro Elétrico em Prédios e Condomínios: O que saber antes de instalar

Confira neste artigo tudo o que você precisa saber para instalar um carregador de carro elétrico no seu prédio ou condomínio – desde o primeiro passo, convocando uma assembleia para debater a questão, até as exigências de documentação, infraestrutura necessária, tomadas compatíveis e muito mais.


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Carregador de Carro Elétrico em Condomínio

Índice - Tudo sobre Carregadores em Edifícios

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​​1. Por que instalar um Carregador para Veículo Elétrico no prédio ou condomínio?

Dirigir um veículo elétrico (seja BEV 100% elétrico, ou PHEV híbrido plug-in) é uma experiência incrível e vantajosa economicamente, mas uma questão deve ser levada em consideração: onde vou carregar o meu automóvel?

Atualmente as cidades brasileiras têm melhorado sua infraestrutura de recarga e contam com diversos eletropostos públicos, mas a recarga residencial é uma tendência que estará cada vez mais no nosso dia a dia – inclusive, segundo a Agência Internacional de Energia (IEA), cerca de 80% das recargas de carros elétricos em todo o mundo já são realizadas nas casas dos próprios proprietários.

Seguindo esse movimento, quem mora em casa poderá recarregar o carro elétrico na própria garagem e quem mora em prédios ou condomínios também contará com carregadores disponíveis em sua vaga ou em áreas comuns do estacionamento. 

O futuro será assim e as razões para a recarga residencial ser vantajosa são várias:

  • A comodidade de recarregar o automóvel sem precisar sair da casa ou prédio (assim podemos deixar o carro carregando enquanto dormimos ou realizamos qualquer tarefa doméstica);

  • A autonomia de abastecer o veículo elétrico na hora que quiser (nunca mais sofrer a frustração de encontrar um posto de combustível fechado e ficar na mão);

  • Economia de dinheiro! Atualmente o mais comum no Brasil ainda são os eletropostos gratuitos, mas cobranças futuras em locais públicos podem incluir impostos e outras taxas extras, enquanto a recarga em casa estará ligada apenas ao preço da energia (kWh) – ou seja, o custo virá na conta de luz, muito mais barato que o combustível e dentro do consumo realizado;

  • Valorização do imóvel: algumas cidades, como São Paulo, já possuem leis que obrigam novos empreendimentos imobiliários a disponibilizarem ao menos um ponto de recarga a seus moradores. Assim, mesmo as casas e prédios antigos que não possuírem infraestrutura para recarga tendem a se desvalorizar. 

Entre diversas outras vantagens de ter um carregador para carro elétrico. 

Conheça o Carregador WallBox para Residências

​2. O que preciso checar antes de instalar um Carregador no meu Prédio

Se quiser instalar um carregador para carro elétrico no seu prédio ou condomínio, a primeira medida deve ser convocar uma assembleia para debater o tema com todos os moradores e definir detalhes básicos. 

Confira uma checklist para começar o projeto:

  1.  Solicitar ao síndico que na próxima assembleia de condomínio o assunto “carregador para carro elétrico” seja incluído na pauta;
  2.  Na Assembleia, definir quem usará o carregador (apenas um morador? Várias pessoas?);
  3.  Imaginar onde o carregador poderá estar localizado (em uma vaga específica ou em uma área comum da garagem?). Lembre-se: será necessário checar a infraestrutura  para avaliar qual o melhor local de instalação, mas é importante que isso seja discutido no início do projeto;
  4.  Mesmo antes de ter o orçamento, é interessante decidir previamente como será feito o rateio dos custos para a instalação (apenas um morador pagará para seu uso próprio? Ou o custo será dividido no condomínio?);
  5.  Entrar em um acordo sobre como será a cobrança pelo uso do carregador. Caso apenas uma pessoa use, o normal é que ela pague mensalmente o condomínio o valor de energia (kWh) que consumiu. Já se o uso do carregador for coletivo, há plataformas de gerenciamento para medir o uso de cada morador separadamente e depois realizar a cobrança;
  6.  Depois de aprovar detalhes sobre a instalação na assembleia, é preciso contratar um engenheiro eletricista ou empresa especializada para que faça o orçamento e pense no projeto. É neste momento que, de fato, será possível conhecer a capacidade do prédio para receber um ou mais carregadores.
  7.  O engenheiro ou a empresa responsável fará, então, um orçamento para o projeto, que deverá ser aprovado em nova assembleia do condomínio.

Mas é importante salientar: nem todos os engenheiros têm familiaridade com a instalação de carregadores para carros elétricos. Por isso é importante buscar alguém com experiência no assunto. Entre em contato com a NeoCharge caso queira saber mais;

Após esses passos o projeto de instalação começa. Entenda aqui sobre como é a obra. 

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Ponto de Recarga para Veículos Elétricos. (Crédito: NeoCharge)

​​​3. Posso ter o Carregador de Carro Elétrico para apenas uma vaga?

Sim. O investimento para contar com um ou mais carregadores é interessante para qualquer prédio ou condomínio, à medida em que a frota de carros elétricos e híbridos plug-in cresce rapidamente no Brasil e a demanda por infraestrutura de recarga tem se intensificado no mesmo ritmo.

Porém, caso em uma assembleia os condôminos não se interessem pela instalação de pontos de recarga para uso coletivo, um morador pode aprovar que seja feita a instalação de um equipamento apenas para a sua vaga na garagem.

Dessa forma os custos de instalação serão pagos por apenas um morador, mas em muitos casos esse investimento se mostra vantajoso a longo prazo. Em primeiro lugar porque a vaga com carregador para veículo elétrico será mais valorizada do que as outras em uma eventual venda futuro do imóvel. E, mais que isso, os benefícios financeiros de contar com um carro elétrico são vários, com grande economia no abastecimento, na manutenção e outras vantagens.

Mas um detalhe importante deve ser observado: é preciso confirmar de antemão que a vaga será de propriedade daquele morador (especialmente no caso de prédios que possuem sistema rotativo de vagas, com sorteios periódicos). 

Leia mais:


Veja o Passo a Passo de como Carregar um Carro Elétrico


​​​4. Qual a melhor potência de carregador para um Prédio ou Condomínio?

Essa resposta dependerá do número de carros elétricos e híbridos plug-in que utilizarão o(s) carregador(es). Quanto maior for a demanda, é interessante que o(s) modelo(s) tenham potências superiores, para que as recargas sejam mais rápidas e liberem o uso para um próximo automóvel.

Clique aqui para entender melhor como funciona o tempo de recarga de um veículo elétrico. 


​5. Qual o melhor Modelo de Carregador para um Prédio ou Condomínio?

Para prédios e condomínios, o melhor modelo de carregador costuma ser o Wallbox, que funciona fixo na parede ou em tótens.

Atualmente, no mercado, é possível encontrar carregadores Wallbox com potências que variam de 3,7 kW até 22 kW – que, em uma estimativa, podem levar cerca de 2 a 12 horas para recarregar totalmente a energia de uma bateria de 40 kWh.

Esse cálculo, porém, depende de uma série de fatores e mudará em cada caso. 

Carregador para Carros Elétricos Carregador para Carros Elétricos
Carregador para Carro Elétrico (Créditos: NeoCharge)

​6. Como dividir o pagamento das recargas entre os moradores?

O rateio para dividir os gastos com carregadores para veículos elétricos não é complicado. Carregadores com a função Smart podem ser facilmente associadosa plataformas de gerenciamento que fazem o controle de quantos kWh foram gastos em cada recarga.

Assim, quando o uso de um carregador for coletivo é perfeitamente possível medir quanto cada morador utilizou de energia – e depois fazer a divisão ao final de cada mês. Ou seja: o carregador para carro elétrico não “roubará” energia do condomínio e nem aumentará gastos de quem não o utilizar.


​7. O Condomínio pode lucrar com a recarga dos Carros Elétricos?

Não. Condomínios são empresas sem fins lucrativos e, portanto, não podem vender produtos ou serviços. Portanto, o serviço de recarga na garagem não pode ser vendido com preço mais caro do que o custo do kWh da fatura em questão.


​8. Quem contratar para a Instalação?

A instalação de um carregador para veículo elétrico é regularizada no Brasil, inclusive com normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) que normatizam aspectos de segurança.

Porém, apesar de ser uma prática já consolidada, esse tipo de instalação ainda não é dominado por todo engenheiro eletricista, com as características específicas que um projeto para carregadores exige.

Portanto, o ideal é que se busque um engenheiro com experiência prévia em obras do tipo ou se contrate uma empresa especializada. Caso queira conhecer as condições para realizar uma instalação, entre em contato com a equipe da NeoCharge.


​9. Quais documentos eu preciso?

Cada instalação demandará uma série específica de documentos, que dependem do profissional responsável e das exigências do condomínio. Confira abaixo quais são os mais comuns:

  • Projeto Elétrico: Conjunto de documentos técnicos como o desenho; cálculo de dimensionamento e especificações dos materiais utilizados.
  • Projeto Executivo: Detalhamento de como será feita a instalação do carregador para carros elétricos.
  • ART (Anotação de Responsabilidade Técnica, documento de engenharia): Registro junto ao CREA da documentação técnica do projeto; 
Carregamento Carro Elétrico Carregamento Carro Elétrico
Carregamento de Carro Elétrico

​​10. Possíveis problemas de infraestrutura – e como resolvê-los

Enquanto muitos prédios novos são construídos com carregadores ou, no mínimo, têm uma boa infraestrutura para instalá-los, alguns edifícios (especialmente os mais antigos) podem adicionar certas dificuldades ao projeto – mas, claro, tudo pode ser resolvido por profissionais especializados.

Veja algumas dificuldades de condomínios antigos para a instalação de carregadores para veículos elétricos, e soluções possíveis:

Dificuldade na infraestrutura do prédio Solução
Medidor de energia fora do térreo (alguns prédios antigos possuem medidores individuais de energia nos andares e não um medidor central no subsolo)
Caso um medidor de energia não esteja instalado no térreo, é possível acessá-lo com eletrodutos – porém essa obra pode ser cara, especialmente por utilizar muitos fios de cobre, um material com custo alto.

Nessas situações, uma boa saída pode ser investir em uma plataforma de gestão e utilizar a inteligência do medidor do próprio carregador, que será capaz de informar quanto cada recarga consumiu.
Garagem sem Wi-Fi


Esse é um problema comum, inclusive, em condomínios novos, que pode dificultar a operação das plataformas de gerenciamento para controlar os acessos do carregador.

Nesses casos, o ideal é instalar uma rede de internet cabeada que permita a conexão dos carregadores.
Rede trifásica (380 V) indisponível Uma rede trifásica de 380 V é a mais indicada para a instalação dos carregadores para carros elétricos (22 kW). Porém, caso o prédio não possua essa voltagem, não há nenhum problema e os carregadores também podem operar em redes monofásicas ou bifásicas de 220 V, que permitem uma boa potência de recarga (7 kW)
Quadro elétrico distante O carregador precisará de um quadro elétrico disponível para ser instalado. Portanto, o ideal é que o projeto já seja pensado para que a instalação seja próxima de um quadro elétrico com espaço para uma nova conexão.

​​​11. O carregador necessita de uma tomada especial no prédio?

Sim. Por se tratar de um equipamento que trabalha com correntes mais altas, o carregador para carros elétricos funciona com uma tomada industrial e não uma tomada comum, e cabos de bitolas maiores. 

Clique aqui para saber tudo sobre plugues (tomadas) para Veículos Elétricos


​​​​12. Quanto custa a obra de instalação de um Carregador para VE?

O preço para instalar um carregador de carro elétrico pode variar muito em cada caso, a depender do modelo que será instalado (levando em consideração detalhes como potência e fabricante), além das eventuais adaptações elétricas e civis que um local pode exigir. 

Em uma estimativa, em um prédio ou condomínio com boa infraestrutura prévia (que não ofereça as dificuldades listadas aqui) a instalação de um carregador pode ficar  por volta de R$ 3000,00 (sem o preço do produto incluído).

Já prédios que necessitem de adaptações certamente terão custos adicionais com obras e materiais. Converse com a equipe da NeoCharge para saber mais sobre instalações de carregadores. 


​​​​​13.Como é a obra de instalação? Quanto tempo dura?

Se feita por profissionais especializados e acostumados a trabalhar com carregadores e com os equipamentos específicos, uma instalação de carregador pode ser realizada em poucas horas – tempo para que seja feita a conexão do carregador com a o quadro elétrico, por meio de eletrodutos e cabos apropriados, além de fixar o aparelho na parede e configurá-lo.

No entanto a obra pode durar dias caso o prédio ou condomínio precise de outras adaptações listadas aqui.

Confira aqui Carregadores para seu Carro Elétrico

​​​​​​14. Como fazer a Gestão do Carregador?

Conectado à internet, um carregador Smart se comunica facilmente com aplicativos de gerenciamento que permitem o controle total de qualquer recarga.

Além de permitir o controle de acesso (registro de quanta energia foi gasta em cada recarga, quanto tempo levou, e quanto custou), os aplicativos também permitem que a recarga seja controlada remotamente, acompanhando todos os detalhes pelo celular. 


​​​​​​​15. E se eu não conseguir instalar o carregador no meu prédio?

Embora nem todos os prédios ou condomínios estejam prontos para receber carregadores de carros elétricos (demandando algumas obras de infraestrutura em alguns casos), a instalação é sempre possível. 

Porém, caso a assembleia do condomínio não aprove a instalação de um carregador para veículos elétricos – ou se outra dificuldade impossibilitar a instalação, uma solução é a utilização de carregadores portáteis, que possuem potência menor (ou seja, levam mais tempo para recarregar a bateria de um carro elétrico), mas possuem a vantagem de não demandar obras complexas de instalação.

Carregadores portáteis podem ser comprados diretamente pelo proprietário do carro elétrico.

Conheça o Mini Wallbox, o carregador portátil da NeoCharge que pode ser fixado na parede e facilmente removido para ser transportado. 

Carregamento de Carro EletricoCarregamento de Carro Eletrico
Carregador de Carro Elétrico

​​​​​​​​16. Prédios novos são obrigados a ter Carregadores?

Ainda uma novidade atualmente, a instalação de carregadores para carros elétricos em prédios ou condomínios será algo comum nos próximos anos – à medida em que a mobilidade elétrica passa a fazer parte do nosso dia a dia, com a redução da frota de carros a combustão e aumento rápido do número de veículos elétricos e híbridos plug-in.

Diante desse cenário, é cada vez mais recomendável que as construtoras já prevejam a instalação de carregadores em projetos novos de edifícios, sejam eles residenciais ou comerciais. Em algumas cidades brasileiras, inclusive, já há leis que tornam obrigatória a disponibilidade de pontos de recarga em novos prédios.

Confira, abaixo, a lista de algumas cidades brasileiras que já possuem leis relacionadas à instalação de carregadores para veículos elétricos em novos prédios ou condomínios:

Cidade (Link da Lei)
Data de Assinatura da Lei
Brasília (DF) 26/abr/2018
São Paulo (SP) 30/mar/2020
Jaraguá do Sul (SC) 30/set/2021
Jacareí (SP) 17/mar/2022

​17. Outros Veículos Elétricos, como patinetes ou bicicletas podem utilizar o mesmo carregador?

Não. Cada tipo de veículo elétrico funciona com uma tecnologia diferente de bateria e carregador. De forma geral, bicicletas e patinetes elétricos possuem carregadores próprios, com tamanho e potência compatíveis. 


​18. O que acontecerá com prédios que não instalarem carregadores?

Qualquer prédio pode se adaptar à instalação de carregadores para veículos elétricos, porém é notório que alguns edifícios – sobretudo os mais antigos – possuem problemas de infraestrutura que podem aumentar consideravelmente o investimento na obra. 

Apesar desse desafio, prédios que não se adaptarem ao futuro da mobilidade elétrica perderão muito valor nas próximas décadas e gerarão transtornos para seus moradores. 

Um estudo que demonstra isso foi realizado no Chile, mercado de veículos elétricos mais maduro que o brasileiro, mas que mostra uma tendência. Durante o lançamento de uma Aceleradora de Eletromobilidade Imobiliária, em abril de 2022, uma equipe do Ministério do Trabalho chileno mostrou que cerca de 1% dos carros que circulam no país são elétricos. 

Em 2030, porém, cerca de 30% das novas vendas de automóveis já devem ser de veículos sem emissões, saltando para 100% em 2040 (quando metade dos carros nas ruas chilenas já serão elétricos). 

Ou seja, em 30 anos a demanda por carregadores para veículos elétricos já representará ao menos metade dos motoristas do país – e os prédios residenciais ou comerciais deverão oferecer um número de carregadores equivalente à realidade. 

Infraestrutura de Recarga Necessária HojeInfraestrutura de Recarga Necessária Hoje
Infraestrutura de Carga para Carros Elétricos Necessária em 2030Infraestrutura de Carga para Carros Elétricos Necessária em 2030
Infraestrutura de Recarga para Carros Elétricos em 2040Infraestrutura de Recarga para Carros Elétricos em 2040
Infraestrutura de Recarga para Carros Elétricos em 2050Infraestrutura de Recarga para Carros Elétricos em 2050

Portanto, os prédios e condomínios devem se adaptar desde já com a instalação dos primeiros carregadores para carros elétricos (em número compatível com a demanda atual), para já contar com uma infraestrutura de recarga que poderá ser ampliada com maior tranquilidade ao longo das próximas décadas.

Ainda ficou com alguma dúvida sobre infraestrutura para recarga de veículos elétricos em prédios e condomínios? Não se preocupe, entre em contato com a equipe da NeoCharge que teremos prazer em lhe ajudar.