DIFERENÇA ENTRE CARREGADORES PARA VEÍCULO ELÉTRICO EM CORRENTE ALTERNADA (CA) E CORRENTE CONTÍNUA (CC)

De forma geral, a principal diferença entre os variados tipos de carregadores para carros elétricos é a corrente elétrica utilizada no carregamento. 

A bateria do carro é sempre carregada em corrente contínua (CC) e, portanto, é necessário transformar a energia da rede - disponibilizada em corrente alternada (CA) - em CC para fazer a carga. Alguns carregadores funcionam em CA e contam com o apoio do inversor do carro para transformar em CC e assim alimentar a bateria. Outros são capazes de fornecer a energia direto em CC, sem a necessidade de passar pelo inversor do carro.


Antes de prosseguir, existem também outras classificações para carregadores de carros elétricos, que você pode conferir nos artigos abaixo:
  • Modos de carga, charging levels e charging modes - Nomeclaturas e padrões para carregamento de veículos elétricos.

CARREGADOR DE CORRENTE ALTERNADA - CA

Quando um carro elétrico é carregado com corrente alternada, o inversor integrado do carro (ou sistema integrado) é utilizado e responsável pela conversão da corrente da rede para a mesma corrente utilizada pela bateria. Ele recebe a corrente alternada e converte para corrente contínua para alimentar a bateria do veículo.


O carro elétrico que é carregado por estações em corrente alternada (CA) utiliza seu próprio inversor conectado à rede elétrica através do carregador que tem como principal função gerenciar a quantidade de energia e fazer a intermediação da comunicação necessária com o veículo, além de garantir a segurança do veículo e dos usuários.

Recarga de veículo elétrico com um carregador de corrente alternada (CA)
O carregador verifica qual a máxima corrente que o veículo pode ser carregado naquele momento, baseado em diferentes fatores como estado de carga da bateria, temperatura, níveis de tensão etc. Além das informações do veículo, ele também regula o carregamento de acordo com a disponibilidade do ponto de recarga para que a rede não fique sobrecarregada.


A principal vantagem dos carregadores CA é que eles são mais acessíveis. Eles também são até 10x mais baratos que os carregadores CC e muito mais difundidos devido ao preço baixo. Além disso, são menores e mais fáceis de serem instalados, ideais para uso residencial e comercial.

Os carregadores AC mais comuns são os seguintes: 

CARREGADOR DE CORRENTE CONTÍNUA - CC

O carregamento em corrente contínua, também chamado de carga rápida (fast charging) é realizado utilizando uma estação de carga CC, no qual converte a corrente alternada (CA) para a corrente contínua (CC) antes de fornecer para o carro. Essa energia é fornecida direto para a bateria do carro por meio do BMS (sistema de gerenciamento de bateria).


Desta forma, a carga não é limitada pela potência do inversor do veículo e sim pelo inversor externo, do carregador, e por isso pode ser muito mais rápida, sendo essa a sua principal vantagem.
Recarga de veículo elétrico com um carregador de corrente contínua (CC)
A estação de carga rápida é tecnologicamente mais complexa, demanda uma infraestrutura elétrica robusta e pode custar até 15x mais que os carregadores CA, mas também é bem mais potente e muito mais rápido. Uma vez que contornam o inversor do carro, elas devem ser capazes de se comunicar com o veículo para ajustar os parâmetros de potência de acordo com a condição e capacidade da bateria, que possui uma série de sensores e gerenciamentos dedicados.

Devido ao elevado preço e complexidade técnica é menos comum encontrar este tipo de carregador. Sua principal aplicação é para eletropostos em rodovias ou postos de abastecimento, já que são nessas situações que, usualmente, os motoristas precisam de agilidade para seguires suas viagens. 


A potência padrão de uma estação de carga rápida é de 50 kW ou 70 kW, ou seja, duas a três vezes maior que os carregadores CA. Já as estações ultrarrápidas podem chegar a uma potência de até 400 kW, embora já existam modelos capazes de chegar até 600 kW.


Veja um exemplo de carregador rápido DC:

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS: