DIFERENÇA ENTRE CARREGADORES PARA VEÍCULO ELÉTRICO EM CORRENTE ALTERNADA (CA) E CORRENTE CONTÍNUA (CC)

De forma geral, a principal diferença entre os variados tipos de carregadores para carros elétricos é a corrente elétrica utilizada no carregamento.
A bateria do carro é sempre carregada em corrente contínua (CC) e, portanto, é necessário transformar a energia da rede - disponibilizada em corrente alternada (CA) - em CC para fazer a carga. Alguns carregadores funcionam em CA e contam com o apoio do inversor do carro para transformar em CC e assim alimentar a bateria. Outros são capazes de fornecer a energia direto em CC, sem a necessidade de passar pelo inversor do carro.
Nesse artigo saiba mais sobre as funcionalidades de cada tipo de carregador e tire suas dúvidas.
Índice: Carregadores CA x CC
CARREGADOR DE CORRENTE ALTERNADA - CA
Quando um carro elétrico é carregado com corrente alternada, o inversor integrado do carro (ou sistema integrado) é utilizado e responsável pela conversão da corrente da rede para a mesma corrente utilizada pela bateria. Ele recebe a corrente alternada e converte para corrente contínua para alimentar a bateria do veículo.
O carro elétrico que é carregado por estações em corrente alternada (CA) utiliza seu próprio inversor conectado à rede elétrica através do carregador que tem como principal função gerenciar a quantidade de energia e fazer a intermediação da comunicação necessária com o veículo, além de garantir a segurança do veículo e dos usuários.
A principal vantagem dos carregadores CA é que eles são mais acessíveis. Eles também são até 10x mais baratos que os carregadores CC e muito mais difundidos devido ao preço baixo. Além disso, são menores e mais fáceis de serem instalados, ideais para uso residencial e comercial.
Os carregadores AC mais comuns são os seguintes:
VEJA O PASSO A PASSO DE COMO CARREGAR UM CARRO ELÉTRICO
CARREGADOR DE CORRENTE CONTÍNUA - CC
Devido ao elevado preço e complexidade técnica é menos comum encontrar este tipo de carregador. Sua principal aplicação é para eletropostos em rodovias ou postos de abastecimento, já que são nessas situações que, usualmente, os motoristas precisam de agilidade para seguires suas viagens.
A potência padrão de uma estação de carga rápida é de 50 kW ou 70 kW, ou seja, duas a três vezes maior que os carregadores CA. Já as estações ultrarrápidas podem chegar a uma potência de até 400 kW, embora já existam modelos capazes de chegar até 600 kW.
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