TIPOS DE CARREGADORES PARA VEÍCULOS ELÉTRICOS

Carregar um veículo elétrico é quase tão simples quanto carregar um celular, basta conectar o cabo do carregador no veículo e começar o processo. No entanto, há diferentes tipos de carregadores e cada um pode ser mais ou menos adequado de acordo com o local de instalação, tempo para recarga, potência dos carregadores e, especialmente, a necessidade do usuário.
Neste artigo você encontrará os principais tipos de carregadores, classificados por tipo de uso e com uma explicação detalhada sobre cada um deles.
Índice: Tudo sobre Tipos de Carregadores
Leia também:
Antes de prosseguir, vale lembrar que há também outras formas de classificar os carregadores para veículos elétricos, portanto deixamos aqui outros links relacionados:
- Carregadores para veículos elétricos em Corrente Alternada (CA) x Corrente Contínua (CC);
- Modos de carga, charging levels e charging modes - Nomeclaturas e padrões para carregamento de veículos elétricos.
CARREGADOR DE EMERGÊNCIA
É o carregador que acompanha o carro já no momento da compra e que permite carregar o carro em tomadas comuns de 10 A, como aquelas que possuímos em casa. Eles são pequenos e leves, podendo ser carregados no próprio porta-malas. Como o próprio nome sugere, eles podem ser usados em situações não previstas onde não são encontrados carregadores ou tomadas mais potentes. Apesar da conveniência, sua baixa potência implica em menor velocidade de recarga das baterias.
Geralmente com uma corrente máxima de 8 ou 10 A, o carregador portátil fornece uma potência máxima de cerca de 2 kW em 220 V ou 1 kW em 110 V. Em um veículo com uma bateria de 40 kW, por exemplo, uma carga completa levaria 20h ou 40h, é realmente muito lenta se comparada com outros tipos de carregadores.
As montadoras escolheram essa corrente máxima de 8 ou 10 A para evitar riscos de segurança ao usuário e ao carro durante o carregamento das baterias. Como as tomadas residenciais suportam este limite, não existe o risco de o usuário do veículo se enganar ou “abusar” da tomada, o que causaria sobreaquecimento dos cabos e tomadas, ou eventualmente até incêndios.
Algumas pessoas usam adaptadores de tomada, sem o conhecimento adequado, atingindo correntes acima daquelas previstas para os cabos e tomadas, portanto, limitar a corrente parece uma boa medida do ponto de vista da segurança.
Outra vantagem do carregador emergencial para carros elétricos é que ele vai funcionar praticamente em qualquer casa, empresa ou comércio, uma vez que usa as tomadas comuns. Por isso é chamado por este nome, afinal em uma emergência é melhor carregar devagar do que não poder carregar.
CARREGADOR PORTÁTIL
Também é comum que estes carregadores acompanhem adaptadores de plugue, para que sejam usados em diferentes tomadas, o que pode ser muito útil quando em viagem, por exemplo.
Na Europa é cada vez mais comum os motoristas substituírem os tradicionais carregadores wallbox pelos carregadores portáteis, afinal eles fornecem a mesma potência enquanto o portátil permite ser utilizado não só em casa, mas em diferentes locais.
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VEJA O PASSO A PASSO DE COMO CARREGAR UM CARRO ELÉTRICO
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CARREGADOR RESIDENCIAL OU WALLBOX
O Wallbox pode ser instalado tanto na parede como em totens e é encontrado na potência de 3,7 kW até 22 kW utilizando corrente alternada (CA) para carregar o veículo, levando cerca de 2 a 12 horas para completar totalmente a capacidade de uma bateria de 40 kW.
Normalmente, o carregamento residencial é feito à noite. Basta conectar o carregador ao carro elétrico quando chegar em casa do trabalho e na manhã seguinte a bateria estará totalmente carregada. Na maioria das vezes, o alcance de um VE é suficiente para todas as viagens diárias, o que significa que não ser necessário parar em carregadores públicos para carregar. Em casa, o carro elétrico carrega enquanto o proprietário come, brinca com as crianças, assiste à TV e dorme!
Uma comparação feita com muita frequência é em relação aos carregadores wallbox com os carregadores portáteis, uma vez que eles têm a mesma potência. A maior vantagem do carregador fixo (Wallbox) é a instalação elétrica dedicada e as proteções internas, afinal você tem a certeza de que ficarão sempre no mesmo lugar, sendo muito conveniente para o carregamento residencial. Por outro lado, é cada vez mais comum os motoristas usarem apenas um carregador portátil, enquanto também instalam uma infraestrutura elétrica dedicada com todas as proteções previstas, restando ainda a vantagem de poderem levar o carregador consigo em uma viagem ou ainda para usar em outro local frequente, como uma casa de veraneio.
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CARREGADOR COMERCIAL OU PARKING
Estes carregadores são muito similares aos residenciais e até é possível encontrar espaços comerciais utilizando um carregador residencial, da mesma forma que não seria difícil encontrar um carregador comercial em uma instalação residencial. A maior diferença entre eles é a quantidade de recursos disponíveis no carregador e a robustez. Eles podem ser instalados tanto na área interna quanto externa e por conta da aplicação são projetados para suportar grande fluxo de veículos e até mesmo pequenos acidentes.
Carregadores comerciais frequentemente possuem mais de uma saída para o carregamento, possibilitando carregar mais de um veículo ao mesmo tempo, ideal para estabelecimentos comerciais e condomínios, por exemplo, onde o uso tende a ser compartilhado. Eles são inteligentes, permitem monitoramento e controle, tem alta confiabilidade e robustez, enquanto realizam a carga também em corrente alternada (CA).
Eles podem ser encontrados no mercado com o nome de estação de recarga ou carregador parking (estacionamento), que é uma de suas aplicações mais frequentes. Sua potência varia de 3,7 kW a 22 kW ou até 40kW, em alguns casos com duas saídas e dependendo da disponibilidade da rede elétrica e realiza a recarga do veículo com correntes de 16 A ou 32 A – levando cerca 2 a 6 horas para completar a bateria de um carro com 40 kWh de capacidade.
Os recursos que estes carregadores oferecem são variados a ajudam os proprietários do ponto de carregamento a ter maior controle e visibilidade do uso do equipamento. Eles possibilitam ter o histórico de consumo e fazer a gestão de energia, monitorar e controlar o acesso, além de permitir cobrança pelo uso. As informações podem ser acessadas por meio de um módulo de comunicação direto do celular ou computador.
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ESTAÇÃO DE CARGA RÁPIDA CC (FAST CHARGER DC)
Para carregar em uma estação de carga rápida é preciso saber que nem todos os veículos são capazes de carregar em corrente contínua, pois para que esse tipo de recarga aconteça é necessária proteções adicionais e um controle mais apurado do fornecimento de energia para as baterias. Normalmente, o carregamento em CC utiliza conectores específicos já anexados ao carregador como o combo CSS ou CHAdeMO.
A carga dos carregadores ultrarrápidos é realizada no modo de carga nível 3 e ele está disponível para ambas correntes. Em CA, a estação fornece energia a uma potência de 40 a 60 kW, enquanto em CC, a potência chega a 400 kW, ficando limitado à potência máxima de recarga do próprio carro. Por conta desta alta potência o veículo é carregado em pouco tempo.
As estações de carregamento rápido podem ser instaladas em áreas internas ou externas e geralmente são fixadas no solo. A maioria vem com recursos de medição e gestão de energia, e dispositivos de segurança para proteger tanto o equipamento quanto o veículo.
Além disso, os carregadores rápidos são bem caros, podendo custar mais que o próprio carro, deixando claro mais uma vez que são feitos para uso intenso e específico, onde há exigência de carga em poucos minutos e bem diferente da necessidade diária da maioria dos motoristas.
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