TIPO DE PLUGUES E TOMADAS PARA CARRO ELÉTRICO

A escolha de um veículo elétrico (VE) adequado requer uma comparação cuidadosa dos muitos modelos disponíveis - com especial atenção para o carregador que fará a recarga da bateria.

Existem diferentes padrões de conectores usados em veículos elétricos. Mas não se preocupe, quando você estiver familiarizado com esses conectores, será tão simples quanto saber se o seu carro antigo consumia gasolina ou diesel.
 


A maioria dos veículos elétricos é equipada com entradas de carga CA (corrente alternada) e CC (corrente contínua), oferecendo a opção de qualquer método de carga. 


Até o momento o Brasil não definiu um padrão de plugue para os carros elétricos e, portanto, podemos encontrar modelos de todos os tipos. Abaixo estão os principais padrões de conectores de carregamento de veículos elétricos em uso.

TIPO 1 (SAE J1772)

Este conector foi projetado para carregamento a partir de uma fonte monofásica CA com potência de até 7,4kW (230V, 32A), e é muito utilizado na região asiática e norte americana. 

Para o carregamento rápido, a tomada Tipo 1 ganha dois grandes pinos CC, tornando o conector em um sistema de carregamento combinado – CCS. Esta foi uma tentativa dos fabricantes de unificar os padrões de carga CA e CC. Assim, o padrão combinado Tipo 1 passa a se chamar CCS1 – conforme imagem abaixo. 

Fabricantes compatíveis com este padrão: Citroën, Chevrolet, Ford, Kia, Mitsubishi, Nissan, Opel, Peugeot e Toyota
Conector de carro elétrico Tipo 1 - SAEJ1772
Imagens: ev-institute.com

TIPO 2 (IEC 62196)

Este conector foi projetado para carregamento CA com potência de até 22 KW (400V, 32A) a partir de uma fonte trifásica e geralmente é chamado de conector 'mennekes'. Uma fonte trifásica é menos limitada e, portanto, esse conector pode ser usado com carregadores CA de maior capacidade. 

As estações de carregamento com esse conector geralmente podem ser conectadas para suprir um sistema monofásico e, nesse caso, o carro será carregado com energia monofásica em uma taxa de carga mais lenta. Este padrão é, portanto, mais flexível e uma boa opção para o seu carregador de veículos elétricos.

Assim como o conector Tipo 1, para o carregamento rápido adiciona-se dois pinos CC grandes ao conector e passa a ser conhecido como CCS Tipo 2 - CCS2.

Fabricantes que compatíveis com este padrão: Audi, BMW, BYD, Mercedes-Benz, Renault, Smart, Tesla, Volkswagen e Volvo
Conector de carro elétrico Tipo 2 - IEC62196 - Mennekes
Imagens: ev-institute.com

É comum que os veículos elétricos sejam equipados apenas com uma entrada CC CCS, no entanto, esses veículos ainda podem ser carregados com unidades de carregamento CA, conectando o conector CA Tipo 1 ou Tipo 2 na parte superior da entrada.

GB/T 20234

Semelhante ao Tipo2 este conector foi projetado para atender as normas de carregamento CA da China, com potência de até 22 KW (400V, 32A) a partir de uma fonte trifásica. O Formato também é muito parecido com o Tipo2, porém eles não são compatíveis fisicamente. 

O conector GB/T 20234 DC é o padrão chinês de carga rápida.

Fabricantes que compatíveis com este padrão: Fabricantes Chineses como BYID, JAC, CHERY etc. Algumas marcas chinesas têm modelos com o padrão TIPO 2 para atender outros mercados fora da China.
Conector de carro elétrico Tipo GB/T
Imagens: ev-institute.com

CHAdeMO

Conector de carro elétrico Tipo CHAdeMO
Imagens: ev-institute.com

O conector Chademo é um padrão japonês que foi projetado apenas para carga rápida em corrente contínua (CC). 


Fabricantes com este tipo de padrão: Citroën, Honda, Kia, Mazda, Mitsubishi, Nissan, Peugeot, Subaru, Tesla (com adaptador), Toyota e BD Automotive.

TESLA

Conector de carro elétrico Tipo Tesla
Imagens: ev-institute.com

A Tesla usa seu próprio padrão de conector de carregamento, que foi projetado para carregar veículos com CA ou CC usando o mesmo conector.

 CAPACIDADE DO CARREGADORTEMPO PARA AUTONOMIA DE 100 KM CONECTORES UTILIZADOS
1,8 kW (8A) 11 horasTipo 1, Tipo 2 e GB/T (CA)
3,7 kW (16A) 5,4 horasTipo 1, Tipo 2 e GB/T (CA)
11 kW (32A)1,8 horasTipo 2 e GB/T (CA)
22 kW  (32A)55 minutosTipo 2 e GB/T (CA)
50 kW24 minutosCC
100 kW 12 minutosCC
150 kW8 minutosCC
300 kW4 minutosCC

Se você pensa em adquirir um veículo elétrico, é fundamental entender sobre os tipos de conectores. Dessa forma, você não correrá riscos e poderá recarregar tranquilamente o seu carro.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS: