BATERIA DE UM VEÍCULO ELÉTRICO

Uma das principais diferenças entre carros a combustão interna e carros elétricos é a fonte de energia para alimentar o motor e tracionar as rodas. Enquanto os carros a combustão utilizam a energia da queima de combustível para movimentar os pistões e locomover o automóvel, os veículos elétricos apresentam uma bateria como fonte de energia.
Nesse artigo saiba como funciona a bateria de um Veículo Elétrico, valores, vida útil e a segurança do equipamento.
Índice: Tudo sobre Bateria de Veículo Elétrico
COMO FUNCIONA A BATERIA DE UM CARRO ELÉTRICO

TIPOS DE BATERIA
A comparação dos seguintes tipos de baterias de carros elétricos pode ser vista na tabela a seguir.
Íon de Lítio | Níquel Hidreto Metálico NiMH | Chumbo-ácido | Supercapacitor | |
---|---|---|---|---|
Densidade energética (Wh / kg) | 100 - 300 | 40 - 120 | 30 - 40 | 1 - 10 |
Densidade de potência (W / kg) | 1.000 - 5.000 | 300 - 1.000 | 180 | 1.000 - 10.000 |
Ciclo de vida | 500 - 15.000 | 500 - 1.000 | 500 - 800 | Ilimitado |
Eficiência de carga e descarga | 95 - 99% | 65 - 80% | 70 - 92% | 98% |
Taxa de descarga própria | 1 - 5% / mês | ~30% / mês | 3 - 20% / mês | - |
Tolerância a sobrecarga | Baixa | Baixa | Alta | - |
Manutenção | Sem necessidade | 60 - 90 dias | 3 - 6 meses | Sem necessidade |
Tempo de carga rápida | 1 hora ou menos | 2 - 4 horas | 8 - 16 horas | Segundos |
Bateria de íon de lítio - Li-íon
Sua relação de peso/potência e eficiência energética são altas e possuem bom desempenho em altas temperaturas. Na prática, isso significa que as baterias retêm bastante energia para seu peso, o que é vital para carros elétricos - menos peso significa que o carro pode viajar mais com apenas uma única carga. A imagem a seguir mostra a equivalência do peso da bateria ao longo do tempo.
Embora a bateria seja de íons de lítio, ela não contém nenhum metal lítio, apenas íons. Os íons são átomos ou moléculas com cargas elétricas causadas pela perda ou ganho de um ou mais elétrons. Além disso, estas baterias são as mais seguras dentre as diversas opções e os fabricantes asseguram esta segurança a fim de proteger os consumidores de eventuais falhas.
A maioria das peças de baterias de íon de lítio são recicláveis, tornando essas baterias uma boa opção para os ambientalmente conscientes. Este tipo de bateria é usado em veículos totalmente elétricos (BEVs) e em híbridos plug in (PHEVs), embora a química exata dessas baterias varie da encontrada nos eletrônicos de consumo.
Bateria de hidreto metálico de níquel - NiMH
As baterias de hidreto metálico de níquel são amplamente utilizadas em veículos elétricos híbridos (HEV), mas também são usadas com sucesso em alguns veículos totalmente elétricos (BEVs). Os veículos elétricos híbridos não derivam energia de uma fonte externa plugin e, em vez disso, dependem do combustível e motor a combustão para recarregar a bateria, o que, segundo alguns especialistas, os excluem da definição de carro elétrico.
Bateria de chumbo-ácido
Atualmente, as baterias de chumbo-ácido estão sendo utilizadas em veículos elétricos apenas para complementar outras cargas, como as de acessórios. Essas baterias são de alta potência, baratas, seguras e confiáveis, mas sua curta vida útil e o baixo desempenho em temperaturas frias dificultam o uso em veículos elétricos. Existem baterias de chumbo-ácido de alta potência em desenvolvimento, mas no momento estas baterias estão sendo usadas apenas em veículos comerciais como armazenamento secundário.
Supercapacitores
SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE BATERIA - BMS
PREÇO DA BATERIA
O preço de uma bateria de veículo elétrico é determinado por sua capacidade de armazenamento, dada em quilowatts-hora (kWh), que define a autonomia e o nível de potência do motor que fornece. Segundo a BloombergNEF, este preço já representou mais da metade do custo de produção do veículo, mas o desenvolvimento envolvido no mercado de veículos elétricos fez com que o preço por quilowatt-hora baixasse.
A queda no custo do lítio também deve diminuir o preço das baterias por conta da abertura de novas minas para atender a alta demanda esperada do mercado. O mesmo deve acontecer com o cobalto, outro material caro utilizado na produção das baterias, que também precisa ser minerado. Com a queda dos componentes que fazem parte da fabricação da bateria, consequentemente o preço do veículo elétrico também reduzirá.
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