GWM: história, marcas e principais carros elétricos
Conhecida como uma das maiores fabricantes de automóveis da China, a GWM é uma referência mundial com o maior foco em SUVs, caminhonetes e veículos elétricos.
A Great Wall Motor Company Limited (GWM) foi listada na Bolsa de Valores de Hong Kong em 2003 e na Bolsa de Valores de Xangai em 2011. No final de 2018, os seus ativos atingiram 111,8 mil milhões de yuans.
A GWM possui quatro marcas: HAVAL, WEY, ORA e GWM Pickup, em produtos que abrangem três categorias: SUV, automóvel de passeio e picape. Com mais de 70 subsidiárias, a GWM tem mais de 59.000 funcionários. Em 10 de julho de 2018, a GWM e a BMW Holding BV assinaram formalmente um acordo de joint venture para estabelecer a Spotlight Automotive Ltd.
Confira neste artigo toda a trajetória da marca e como se tornou referência no mercado automotivo ao longo do tempo.
Índice - GWM: história, marcas e principais carros elétricos
História da GWM
A Great Wall Motors (GWM) foi fundada em 1984 e, em 2003, se tornou a primeira empresa automotiva de capital aberto da China. Localizada na província de Hebei, na cidade Baoding, começou como uma montadora especializada em veículos comerciais leves, e durante os primeiros anos de existência, a marca focava na fabricação de caminhões pequenos para aproveitar o aumento da demanda local no mercado chinês.
No mercado chinês, os SUVs e picapes da GWM são líderes de vendas há muitos anos. Além disso, em escala internacional, a GWM foi uma das primeiras empresas de automóveis chinesas a se tornar global.
A partir de 1990, a GWM começou a direcionar a produção para veículos maiores e robustos, como as SUVs e picapes. Essa mudança estratégica teve como objetivo atender à crescente demanda interna por carros com maior capacidade off-road. Um dos primeiros sucessos da marca, a picape Deer abriu o caminho para o crescimento da empresa.
As exportações da empresa começaram em 1998, incluindo SUVs e picapes.
Nos anos 2000, a empresa passou a investir mais em tecnologia e design, lançando novos modelos de SUVs que foi uma estratégia assertiva para a futura demanda global que cresceu rapidamente na década seguinte.
A GWM intensificou sua expansão, em 2012, para mercados internacionais, com a implantação de fábricas em países como Rússia e Tailândia, junto com a exportação dos seus veículos em mais de 60 países.
Ao final de 2018, a GWM tinha mais de 400 redes no exterior cobrindo mercados regionais como Rússia, África do Sul, Austrália, Oriente Médio, África, América do Sul e Ásia-Pacífico, com vendas totais de mais de 600 mil unidades.
Hoje, a GWM já atingiu a meta de mais de 5 milhões de SUVs e 2 milhões de picapes globalmente e conta com mais de 70 mil funcionários e 10 centros de pesquisa e desenvolvimento ao redor do mundo, incluindo Alemanha, Japão e Estados Unidos.
Marcas da GWM
Haval
Especializada em SUVs com apelo tanto urbano quanto off-road.
WEY
Submarca de luxo, oferecendo design premium e alta tecnologia.
ORA
Focada em carros elétricos e soluções de mobilidade sustentável.
Tank
Marca orientada para veículos off-road, com design robusto e capacidade extrema.
Carregador Carro Elétrico Portátil NC302
Principais carros elétricos e híbridos plug-in da GWM
ORA 03 SKIN
Reprodução GWM
Tecnologia 100% elétrica, o ORA 03 SKIN oferece o melhor com 171 CV de potência e consegue chegar em até 100km/h em 8,2 segundos. É a combinação perfeita com 250 Nm de torque e a bateria de 48 kWh, possui a opção de carregamento rápido (DC) de 30% a 80% em 30 minutos.
ORA 03 GT 2024
Reprodução GWM
Para quem busca uma experiência única de direção, o ORA GT é o modelo esportivo ideal. Com 171 cv de potência e 250 Nm de torque são alinhados ao controle de largada exclusivo com 6 modos de condução. Além de ter o melhor acabamento premium, também proporciona a velocidade de 100km/h em 8,2 segundos.
ORA 03 GT APROUVE
Reprodução GWM
Com design urbano, o modelo possui uma bateria de 63 kWh com velocidade máxima de 160 km/h e motor elétrico que une conectividade e performance. Inclui função de sensor de chuva e tração, volante e apoio de braço frontal com couro ecológico, sendo a combinação perfeita entre inovação e sustentabilidade.
HAVAL H6 HEV2 2025
Reprodução GWM
O modelo mais completo e sofisticado, o SUV urbano eletrificado possui o motor 1.5 turbo injeção direto a gasolina e torque 54 kgfm / 530 Nm. Com teto solar panorâmico, conecta desempenho com tecnologia eficiente através da bateria de 1,6 KWh, potência de 243 CV e tração dianteira.
HAVAL H6 PHEV19 2025
Reprodução GWM
O SUV Híbrido Plug-in mais inovador do mercado tem tração dianteira, autonomia elétrica de 115 Km (WLTP) com motor de 1.5 turbo e injeção direta a gasolina. Além da sofisticação e tecnologia, sua bateria é de 19 kWh, potência de 326 CV, torque de 54 kgfm/ 530 Nm e velocidade máxima de 180 km/h, o tornando o modelo ideal em performance e desempenho dentre outros do mercado.
HAVAL H6 PHEV34 2025
Reprodução GWM
Com o motor híbrido, é um dos SUVs mais vendidos no mundo por causa da sua tecnologia. O design urbano com a eficiência da bateria de 34 kWh e o torque de 77,7 kgfm / 762 Nm mostra exclusividade e o melhor da tecnologia. Com a tração integral nas quatro rodas que é 100% variável, potência de 393 CV e velocidade de até 180 km/h, se torna uma ótima combinação de elegância e performance.
HAVAL H6 GT 2025
Reprodução GWM
A SUV cupê pode ultrapassar as expectativas dos amantes da direção. Com dois motores elétricos e um a combustão, traz beleza e tecnologia do futuro através da sua potência de 393 CV. Ideal para a melhor experiência, sua bateria de 34 kWh, torque de 77,7kgfm / 762 Nm e tração nas quatro rodas mostram que se torna o veículo mais completo da sua categoria.
GWM no Brasil
A GWM iniciou suas operações no Brasil em 2022. A empresa possui duas unidades no país e está construindo uma planta em Iracemápolis (SP), que terá capacidade produtiva de 10 mil veículos por ano, com início das atividades previstas para 2025.
A GWM terá no Brasil sua maior base de produção fora da China, com o objetivo de se tornar um centro de exportação para a América Latina e ajudar a desenvolver o mercado brasileiro, oferecendo tecnologia eletrificada, inteligente e conectada em seus produtos.
________________
Editado por Alexia Dias