CONHEÇA OS TIPOS DE CARROS ELÉTRICOS

O tipo de carro elétrico  que irá se adequar ao seu estilo de vida vai depender das suas necessidades e hábitos de direção. 

Saiba aqui as principais características dos veículos elétricos, veículos híbridos e híbridos plugin.

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Tipos de Carros Elétricos

Índice: Tudo sobre tipos de Carros Elétricos

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Assim como existem uma variedade de tecnologias disponíveis para os carros a combustão, os veículos elétricos  (também conhecidos como VE) podem acomodar as diferentes necessidades de motoristas. A maior característica de um carro elétrico é que ele pode ser colocado na tomada (plugue) para carregar através de uma fonte de energia externa. Isto os diferenciam dos veículos elétricos híbridos, no qual complementam um motor a combustão com a energia da bateria, mas não podem ser carregados por uma tomada.

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Existem três tipos básicos de veículos elétricos: os totalmente elétricos, híbridos e híbridos plugin. Dentro de totalmente elétricos pode-se encontrar os elétricos a bateria (BEV) e os carros elétricos a célula de combustível (FCEV).  Estes são carregados pela energia da rede, e também podem ter parte da bateria recarregada pelos freios regenerativos, no qual reaproveitam um pouco da energia perdida na frenagem do veículo. 

Tipos de carros elétricos - veículos elétricosTipos de carros elétricos - veículos elétricos

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​VEÍCULO ELÉTRICO HÍBRIDO (HEV)

Carro elétrico híbrido - Veículo elétrico híbrido
Os veículos híbridos utilizam gasolina/álcool ou diesel como principal forma de alimentar o motor a combustão interna. Além de usar o motor a combustão, que é reabastecido normalmente como qualquer outro carro de motor a combustão, os híbridos também possuem um motor elétrico e uma bateria.


Utilizando tanto o motor elétrico, quanto o motor a combustão interna, os híbridos apresentam significativamente melhor eficiência do uso do combustível que um carro não híbrido. Eles também poluem menos e economizam no reabastecimento de combustível, já que o motor elétrico complementa a atividade do motor a combustão em alguns momentos.


Os híbridos mais avançados possuem bateria de maior capacidade sendo que esta pode ser recarregada por uma fonte externa, pela rede elétrica por exemplo, permitindo dirigir por maiores distâncias usando eletricidade antes de trocar para a gasolina/álcool ou diesel. Conhecidos como híbrido plug-in, estes carros oferecem melhor performance ambiental e conseguem economizar combustível substituindo-o por eletricidade.

VEJA O PASSO A PASSO DE COMO CARREGAR UM CARRO ELÉTRICO

CARACTERÍSTICAS DO CARRO ELÉTRICO HÍBRIDO

A adição do motor elétrico alimentado a bateria melhora a eficiência do uso do combustível nos híbridos em diversas maneiras.

Da mesma forma que as geladeiras desligam as luzes do interior assim que a porta é fechada, uma das qualidades dos veículos híbridos é desligar o motor quando parado, economizando combustível. A bateria fornece energia para o ar condicionado e outros acessórios enquanto o carro fica parado no semáforo ou no trânsito, e o motor elétrico pode ligar o carro novamente para iniciar o movimento. Se necessário, o motor a combustão irá atuar junto com o elétrico fornecendo maior potência para a aceleração.

Os freios regenerativos (kers) é uma outra característica quando se fala na economia do combustível. Nas frenagens, os carros convencionais dissipam a energia cinética como calor, diferente dos híbridos que conseguem capturar parte desta energia e transformá-la em eletricidade, que depois é armazenada na bateria. Esta eletricidade pode ser utilizada em outro momento para ajudar na aceleração do carro ou a alimentar alguns acessórios do veículo.

A presença de um motor elétrico também permite um design de motor mais eficiente. Esse motor assistente ajuda na redução da demanda de combustível para o motor, pode ter um tamanho reduzido e operado de forma mais eficiente. Quando o motor elétrico é combinado com o motor a combustão, a potência total do sistema ultrapassa a de um carro convencional.

Os híbridos mais eficientes geralmente utilizam o modo “somente elétrico” fazendo com que o veículo opere inteiramente apenas com eletricidade, consumindo assim, menos combustível e reduzindo a emissão de poluentes. Nos híbridos que não são plug-in, o modo “somente elétrico” é utilizado somente para ignição, acessórios e velocidades baixas, quando o consumo de combustível é maior, deixando que o motor a combustão funcione nas velocidades maiores, onde são mais eficientes. A maioria dos híbridos plug-in, que tendem a ter maiores baterias e motor, podem funcionar totalmente a eletricidade em velocidades mais altas por distâncias maiores. Leia mais sobre a autonomia dos veículos elétricos.

Modelos conhecidos: Toyota Prius, Ford Fusion Hybrid, Chevrolet Malibu


​​VEÍCULO ELÉTRICO HÍBRIDO PLUG IN (PHEV)

Carro elétrico híbrido plugin - Veículo elétrico híbrido plugin
O veículo elétrico híbrido plug-in (PHEV, em inglês) combina motor a combustão interna alimentado por gasolina/álcool ou diesel com um motor elétrico e um banco de bateria recarregável. Diferentemente dos híbridos convencionais, os elétricos híbridos plug-in podem ter sua bateria recarregada de duas formas: a primeira é via frenagem regenerativa (kers), que é a conversão de parte da energia perdida na frenagem em eletricidade; a segunda forma é por cabo, alimentado de uma fonte externa, como a rede elétrica por exemplo, permitindo alcançar longas distâncias usando apenas eletricidade. Quando a bateria acaba, o motor a combustão interna funciona normal como um carro convencional.


Esse tipo de carro elétrico emite consideravelmente menos poluentes que os carros de motor a combustão, devido ao fato de serem carregados por eletricidade vindo da rede. Eles não geram gases de efeito estufa quando funcionando apenas com o motor elétrico, além disso, ganham eficiência no uso do combustível líquido. Uma vez que eles utilizam menos combustível devido ao motor elétrico, dirigir um PHEV gera uma economia de muitos reais por ano em gasolina e diesel

CARACTERÍSTICAS DO CARRO ELÉTRICO HÍBRIDO PLUG IN

Este tipo de carro combina o benefício da economia de combustível do híbrido comum com todas as capacidades elétricas de um carro elétrico movido a bateria ou células a combustível. 

A maioria dos híbridos plug-in funcionam com pelo menos dois modos: 

  • 100% elétrico: o motor e a bateria fornecem toda a energia do carro;

  • Híbrido: tanto eletricidade, quanto gasolina/álcool ou diesel são utilizados.


Normalmente, os PHEV iniciam no modo totalmente elétrico, operando com eletricidade até que a bateria se esgote – a autonomia dos primeiros modelos pode chegar até a 100 km, mas alguns modelos trocam para o modo híbrido, utilizando gasolina/álcool ou diesel, assim que a velocidade atinge 100 ou 115 km/h. 

O motor elétrico junto com a bateria nos PHEVs, ajudam a economizar combustível e produzir menos poluentes que o carro a combustão, mesmo que ele esteja no modo híbrido. Quando parado no trânsito ou no semáforo, o motor desliga automaticamente, economizando assim energia. Os freios regenerativos (kers) convertem parte da energia perdida nas frenagens em eletricidade, armazenando-a na bateria. E como o motor elétrico complementa a potência do motor a combustão, ele pode ser de tamanho menor, pois não compromete a performance e ainda melhora a eficiência de combustível do carro.

Modelos conhecidos: BMW i8, Mercedes Benz C350e, Volvo V60 PHEV, Mitsubishi Outlander, Volkswagen Golf GTE

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​​​VEÍCULO ELÉTRICO A BATERIA (BEV)

Carro elétrico a bateria - Veículo elétrico a bateria
Carro 100% elétrico, ou veículo elétrico a bateria (do inglês BEV), como também são chamados, usam eletricidade armazenada na bateria para alimentar o motor elétrico e tracionar as rodas. A bateria, quando esgotada, é recarregada utilizando os freios regenerativos (kers) e energia proveniente da rede elétrica pela tomada mesmo ou via plugue por um carregador de carro elétrico. Como eles não utilizam gasolina/álcool ou diesel e são movidos exclusivamente por eletricidade, os veículos elétricos a bateria são considerados 100% elétricos.


Os BEV não emitem nenhum gás poluente ou de efeito estufa pelo escapamento, até porque eles nem possuem escapamento para tal. No entanto, a eletricidade que eles utilizam podem vir de fontes que produzem gases e outras poluições na fonte de sua geração ou na extração dos combustíveis fósseis. A quantidade de poluição emitida depende de como a eletricidade é fornecida. Em outras palavras, uma termoelétrica produz mais poluentes na geração de energia do que uma hidrelétrica. De qualquer forma, mesmo utilizando uma fonte de energia “não limpa”, um veículo 100% elétrico é muito mais sustentável do que aqueles à combustão, e quando alimentados por energia renovável como solar ou eólica, eles são livres de poluentes.


Não usar gasolina ou diesel também significa que os carros elétricos à bateria são significativamente mais baratos para abastecer do que os carros convencionais. Essas comparações dependem do modelo do carro e do preço do combustível, mas dirigir um 100% elétrico pode economizar, anualmente, muito dinheiro. Veja quanto custa ter um carro elétrico.

CARACTERÍSTICAS DO CARRO TOTALMENTE ELÉTRICO

Assim como os híbridos elétricos, os carros 100% elétricos minimizam a perda de energia desligando o motor quando parados no trânsito ou no semáforo. Os freios regenerativos (kers) convertem parte da energia perdida nas frenagens em eletricidade, armazenando-a na bateria. Os motores elétricos também são, inerentemente, mais eficientes que motores a combustão interna. Veja como funciona um motor elétrico.

Carros movidos a bateria têm benefício adicional quando se trata de recarga em casa. Uma tomada de 220 V, similar a utilizadas em chuveiros ou máquinas de lavar roupa pode ser utilizada para recarregar o veículo ao longo da noite. Completamente carregada, a bateria dos carros elétricos pode ter uma autonomia entre 100 e 160 km, que é o suficiente para o uso diário da maioria dos motoristas dentro da cidade. A bateria de alguns outros modelos pode chegar a ter autonomia na faixa de 420 km com apenas uma única carga. E com o futuro aumento do número de estações de recarga em locais públicos, estacionamentos, entre outros, a capacidade de recarga para as baterias irá aumentar.

O motor de um carro elétrico gera torque instantâneo, diferentemente do motor a combustão interna que o torque aumenta gradativamente de acordo com o número de rotações por minuto. Isto significa que os veículos 100% elétricos têm aceleração mais rápida e suave que os veículos convencionais, conferindo uma melhor experiência ao motorista ao dirigi-lo.

Modelos conhecidos: Tesla, Chevrolet Bolt, Nissan Leaf, BMW i3, Renault Zoe, Jaguar I-Pace, Volkswagen e-Golf


​​VEÍCULO ELÉTRICO A CÉLULA DE COMBUSTÍVEL (FCEV)

Carro elétrico a célula de combustível - Veículo elétrico a hidrogênio
Carros elétricos à célula de combustível utilizam o gás hidrogênio como principal fonte de energia. Os freios regenerativos (kers), que é a conversão de parte da energia perdida nas frenagens em eletricidade, ajudam na recarga da bateria. Diferente dos veículos convencionais que utilizam gasolina/álcool ou diesel como combustível, os de célula a combustível combinam hidrogênio e oxigênio para produzir eletricidade, que alimentará o motor elétrico. Uma vez que eles funcionam totalmente por eletricidade, esses carros são considerados veículos elétricos, enquanto sua autonomia e a forma de reabastecimento ainda se comparam a um veículo normal.


Em muitos aspectos, eles se assemelham aos veículos 100% elétricos, diferenciando-se apenas pela forma que a energia é entregue ao motor elétrico.


A conversão de gás hidrogênio em eletricidade produz apenas água e calor, ou seja, nesta conversão não há produção de gases poluentes. A produção do gás hidrogênio em si pode poluir, mas mesmo com o combustível vindo de fontes menos limpas como o carvão mineral, no total, os carros à célula a combustível geram 30% menos poluentes se comparados aos veículos convencionais.


Este tipo de carro elétrico ainda está começando a entrar no mercado e, por enquanto, pode ser encontrado apenas nos Estados Unidos.

CARACTERÍSTICAS DO CARRO ELÉTRICO A CÉLULA DE COMBUSTÍVEL

Os carros a célula a hidrogênio combinam a autonomia e tipo de reabastecimento (posto de reabastecimento) de um carro convencional com os benefícios de dirigir um carro elétrico.

Reabastecer os veículos à célula a combustível é parecido ao reabastecimento de um carro normal, hidrogênio pressurizado é vendido em estações de recarga, assim como a gasolina/álcool ou diesel é vendido em posto. O tanque de hidrogênio leva menos de 10 minutos para ser encher completamente. Uma vez cheio, a autonomia dos célula a combustível pode variar, mas é muito semelhante aos carros normais abastecidos a gasolina/álcool ou diesel, entre 320 a 600 km.

Assim como os outros veículos elétricos, os de células a combustível minimizam a perda de energia desligando o motor quando parados no trânsito ou no semáforo. Depois, o motor elétrico pode ligar o carro novamente para iniciar o movimento

Modelos conhecidos: Toyota Mirai, Hyundai Tucson FCEV, Hyundai Nexo, Honda Clarity

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