O QUE SÃO VEÍCULOS ELÉTRICOS


Índice - Tudo Sobre o que é um Carro Elétrico
Frota de carros elétricos no Brasil
Segundo dados da NeoCharge, a frota de veículos em território nacional no período de novembro de 2023 era de 23.015 carros 100% elétricos, 114.037 híbridos e 48.524 veículos híbridos plug-in. Já no mesmo período de 2024, em prova de crescimento exponencial da frota brasileira, o número era de 83.687 carros elétricos, 162.269 híbridos e 107.673 unidades de híbridos plug in.
Como funcionam os Carros Elétricos?

Carros elétricos são veículos que funcionam, principalmente por eletricidade. Também chamados de veículos elétricos, ou VE, eles utilizam um ou mais motores elétricos para tração e propulsão. Diferentemente dos veículos convencionais que utilizam motores de combustão interna por gasolina, álcool ou diesel, os carros e caminhões elétricos utilizam motores alimentados por eletricidade, que é armazenada em baterias ou células a combustível.
Nem todos os veículos elétricos (VE) operam da mesma forma. Os híbridos plug-in possuem tanto motor elétrico, quanto motor a combustão. No caso do motor elétrico, ele utiliza energia proveniente de uma bateria, que é recarregada por uma fonte externa via cabo – plugue. Outros veículos elétricos dispensam totalmente o combustível líquido, operando exclusivamente por eletricidade, os chamados veículos “100% elétricos”. Outros ainda tem células de combustível de hidrogênio como fonte de energia para movimentar o motor – os veículos à célula de combustível.
Os carros híbridos convencionais também possuem um motor elétrico, no entanto não podem serem recarregados por uma fonte externa, em outras palavras, não são plug-in.
Veja o Passo a Passo de como Carregar um Carro Elétrico
Quais as vantagens de um Carro Elétrico?
No que se refere à poluição do ar e emissão de gases que contribuem para o efeito estufa, carros e caminhões elétricos são mais limpos que os carros com motor a combustão interna. O tipo de veículo (híbrido plug-in, elétrico à bateria ou célula de combustível) e a fonte de energia são dois fatores fundamentais que determinam a redução – ou até mesmo a extinção – da emissão de poluentes.
Quando as baterias dos veículos elétricos são carregadas por energia proveniente da rede, as emissões de gases de efeito estufa de um VE são comparáveis a um carro que andou por volta de 43 quilômetros com 1 litro de combustível, ou seja, menos poluentes que um carro comum. No entanto, quando carregadas exclusivamente com energia renovável, como solar fotovoltaica ou eólica, as emissões podem chegar praticamente a zero.
Mesmo que os carros elétricos sejam mais caros que um carro de motor a combustão, os custos para se manter um veículo elétrico são reduzidos quando se leva em consideração outros fatores, tais como preço do combustível, manutenção, seguros e impostos. Carros 100% elétricos têm custos menores com o “combustível”, já que a energia elétrica é mais barata comparado ao preço da gasolina, álcool e diesel. Além disso, como o motor elétrico possui menores quantidades de peças, a manutenção também se reduz.
Isenção do IPVA
A cada início de ano, os proprietários de veículos se programam para o pagamento de IPVA. Em relação aos elétricos, cada estado brasileiro possui isenção ou um desconto como incentivo. Dos 27 estados brasileiros, 12 oferecem algum benefício fiscal sobre o automóvel, o que mostra que a eletromobilidade no Brasil está em desenvolvimento também no âmbito fiscal.
Zerado desde 2016, o imposto de importação dos veículos elétricos voltou a ser cobrado em 2024. A taxação é de 25% para modelos híbridos, 20% para híbridos plug-in e 18% para carros totalmente elétricos.
Legislações
Um dos principais fatores para o crescimento da eletromobilidade no Brasil são as leis que autorizam a importação, fabricação, distribuição e circulação dos veículos no Brasil, como por exemplo, a Lei nº 9503/1997 do Código de Trânsito Brasileiro, que dispõe sobre as normas gerais de circulação e condução no trânsito que se torna válida para os modelos elétricos.
- Lei nº 14.119/2021 - Institui o Programa Rota 2030 – Mobilidade e Logística e dispõe sobre medidas tributárias relacionadas à produção industrial, à inovação tecnológica nos setores automotivo e de tecnologia da informação e comunicação;
- Resolução nº 788/2019 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) - Dispõe sobre os requisitos técnicos mínimos dos sistemas de segurança dos veículos automotores que utilizam propulsão elétrica;
- Portaria nº 2.481/2020 do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) - Estabelece os requisitos técnicos para a certificação compulsória dos sistemas de armazenamento de energia utilizados em veículos elétricos;
- Lei nº 9.503/1997 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) - Dispõe sobre as normas gerais de circulação e conduta no trânsito brasileiro, incluindo os veículos elétricos.
Em 28 de junho 2024 foi publicada no Diário Oficial a Lei nº 14.902/2024, que, dentre outras medidas, institui o Programa Mobilidade Verde e Inovação (Programa Mover), que, na esteira dos seus antecessores, Rota 2030 (2018) e Inovar Auto (2010), tem como objetivo redução em 50% das emissões de carbono até 2030.
Além da descarbonização, o Programa Mover visa a incentivar o desenvolvimento tecnológico e a competitividade global da indústria automotiva brasileira, bem como o alinhamento do mercado automobilístico nacional a uma economia global de baixo carbono e economia energética, propiciando o desenvolvimento de um ecossistema produtivo e inovador de automóveis sustentáveis.
Por dentro dos Tipos de Veículos Elétricos
Híbrido Plug In oferece ótima performance ambiental e com menores custos de abastecimento se comparado com os veículos convencionais. Devido a possibilidade de uma recarga da bateria por meio de uma fonte externa, este tipo de veículo pode rodar com o motor elétrico parte do percurso, que antes seria utilizado pelo motor a combustão. Saiba mais sobre como os carros híbridos plug-in funcionam.
100% elétrico usa eletricidade como única e principal fonte de combustível, então é importante que a capacidade da bateria seja compatível com o motivo de utilização do carro. À medida que a oferta de pontos de recarga aumentar, como já vem acontecendo, menor será a dependência neste sentido. Levando em conta que os carros 100% elétricos são livres de emissão de poluentes e a gasolina pode ser substituída por eletricidade, eles podem o tipo de carro mais ecológico disponível. Veja como funciona um carro 100% elétrico.
Célula a combustível de hidrogênio ainda é um segmento menos comum no mundo dos veículos elétricos e possuem alguns benefícios significativos incluindo recarga rápida e autonomia maior que os carros elétricos – todavia ainda requerem estações de recarga de hidrogênio, o que ainda não está tão difundido no país. Conheça mais sobre como os carros a célula a combustível de hidrogênio funcionam.
Híbrido convencional tem a autonomia e a conveniência de abastecimento de um carro a motor a combustão enquanto oferece uma maior eficiência devido ao motor elétrico. Sua propulsão e tração são derivadas do combustível líquido (gasolina, álcool ou diesel), e sua bateria só é recarregada pelo frio regenerativo. Leia mais sobre como os híbridos funcionam.
Confira aqui mais sobre os diferentes tipos de carros elétricos.


Carregador para Veículo Elétrico
Entre os principais tipos de carregadores para carros elétricos, temos:
- Carregador Wallbox (também conhecido como fixo ou residencial)
- Carregador Portátil
- Carregador Rápido DC (corrente contínua)
- Carregador Parking
De forma geral, o carregador Wallbox atende a residências ou comércios e é ideal para recargas completas que podem aguardar o período de algumas horas. Já o carregador portátil é ideal para ter no carro e utilizar durante uma viagem na estrada, para uma recarga parcial.
No caso de eletropostos, que necessitam realizar o carregamento de forma rápida, os carregadores DC são equipamentos robustos que atingem altas potências para agilizar o abastecimento da bateria de um veículo elétrico.
Já o termo "parking" muitas vezes está associado a estações de recarga de locais públicos que já contam com totens ou pedestais de apoio, abastecendo o carro com potências semelhantes ao Wallbox.
Veja aqui mais sobre os diferentes tipos de carregadores.
Leia mais:
Cabos de Recarga e Carregadores
Os veículos elétricos são abastecidos por meio de carregadores próprios, cujos cabos possuem diferentes padrões de plugues.
Hoje podemos encontrar modelos de diversos tipos para plugues de carros elétricos.
Esses são os tipos de cabos/ plugues para carros elétricos mais comuns no Brasil:
- Tipo 1 (SAE J1772);
- Tipo 2 (IEC62196);
- GB/T, CHAdeMO;
- CCS;
- Padrão Tesla.
Bateria do Carro Elétrico
Baterias são a fonte de energia para alimentar o motor e tracionar as rodas dos carros elétricos.
Geralmente são baterias tracionárias compostas por ions de lítio, que servem para armazenar a eletricidade que garante o funcionamento dos veículos elétricos.
Ligado a essa bateria, o motor elétrico também pode funcionar como um gerador de energia até mesmo em momentos de desaceleração. Isso acontece graças ao sistema de frenagem regenerativa (KERS).