JavaScript is disabled in your browser. Please enable JavaScript to continue.

Como Funciona um Veículo Elétrico a Célula de Combustível

Carro Eletrico a Celula de Combustivel

Carros elétricos à célula a combustível utilizam o gás hidrogênio como principal fonte de energia. Os freios regenerativos (kers), que é a conversão de parte da energia perdida nas frenagens em eletricidade, ajudam na recarga da bateria. Diferente dos veículos convencionais que utilizam gasolina/álcool ou diesel como combustível, os de célula a combustível combinam hidrogênio e oxigênio para produzir eletricidade, que alimentará o motor elétrico. Uma vez que eles funcionam totalmente por eletricidade, esses carros são considerados veículos elétricos, enquanto sua autonomia e a forma de reabastecimento ainda se comparam a um veículo normal.


Em muitos aspectos, eles se assemelham aos veículos 100% elétricos, diferenciando-se apenas pela forma que a energia é entregue ao motor elétrico.


A conversão de gás hidrogênio em eletricidade produz apenas água e calor, ou seja, nesta conversão não há produção de gases poluentes. A produção do gás hidrogênio em si pode poluir, mas mesmo com o combustível vindo de fontes menos limpas como o carvão mineral, no total, os carros à célula a combustível geram 30% menos poluentes se comparados aos veículos convencionais.


Este tipo de carro elétrico ainda está começando a entrar no mercado e, por enquanto, pode ser encontrado apenas nos Estados Unidos.

Característica do Veículo Elétrico a Célula de Combustível -  FCEV

Os carros a célula de combustível combinam a autonomia e tipo de reabastecimento (posto de reabastecimento) de um carro convencional com os benefícios de dirigir um carro elétrico.


Reabastecer os veículos à célula a combustível é parecido ao reabastecimento de um carro normal, hidrogênio pressurizado é vendido em estações de recarga, assim como a gasolina/álcool ou diesel é vendido em posto. O tanque de hidrogênio leva menos de 10 minutos para ser encher completamente. Uma vez cheio, a autonomia dos célula a combustível pode variar, mas é muito semelhante aos carros normais abastecidos a gasolina/álcool ou diesel, entre 320 a 600 km.


Assim como os outros veículos elétricos, os de células a combustível minimizam a perda de energia desligando o motor quando parados no trânsito ou no semáforo. Depois, o motor elétrico pode ligar o carro novamente para iniciar o movimento

Leia mais:

Diferenças entre os Célula a Combustível os outros Veículos Elétricos

Carros 100% elétricos funcionam com um motor elétrico e bateria. Isso lhes conferem maior eficiência e, quando recarregados por uma fonte de energia renovável, não emitem qualquer tipo de poluentes. Diferente dos veículos a célula a combustível, os 100% elétricos podem ser recarregados em qualquer lugar que tenha acesso a rede elétrica, porém levam mais tempos para serem recarregados por completo. Leia mais sobre como os veículos 100% elétricos funcionam.


Híbridos Plug-in são similares aos totalmente elétricos, mas também possuem o motor de combustão interna. Isto lhes permite dirigir distâncias curtas no modo elétrico, trocando para o modo híbrido para viagens longas. Mesmo não sendo tão limpos como os carros 100% elétricos e os de célula a combustível, eles ainda poluem menos que os carros a combustão interna. Veja como funciona um carro híbrido elétrico plug-in.


Híbrido elétrico possui, não apenas, o convencional motor a combustão, como também o motor elétrico e bateria, mas não podem ser carregados pela tomada ou plug-in. Os freios regenerativos ajuda (kers) ajudam na recarga da bateria durante as frenagens e a redução do uso do combustível fóssil ajuda a emitir menos poluição. Conheça como o carro elétrico híbrido funciona.

Added to cart
- There was an error adding to cart. Please try again.