JavaScript is disabled in your browser. Please enable JavaScript to continue.

Como Funciona um Veículo Elétrico a Bateria

Carro Eletrico a Bateria
Carro 100% elétrico, ou veículo elétrico a bateria (do inglês BEV), como também são chamados, usam eletricidade armazenada na bateria para alimentar o motor elétrico e tracionar as rodas. A bateria, quando esgotada, é recarregada utilizando os freios regenerativos (kers) e energia proveniente da rede elétrica pela tomada mesmo ou via plugue por um carregador de carro elétrico. Como eles não utilizam gasolina/álcool ou diesel e são movidos exclusivamente por eletricidade, os veículos elétricos a bateria são considerados 100% elétricos.

Os BEV não emitem nenhum gás poluente ou de efeito estufa pelo escapamento, até porque eles nem possuem escapamento para tal. No entanto, a eletricidade que eles utilizam podem vir de fontes que produzem gases e outras poluições na fonte de sua geração ou na extração dos combustíveis fósseis. A quantidade de poluição emitida depende de como a eletricidade é fornecida. Em outras palavras, uma termoelétrica produz mais poluentes na geração de energia do que uma hidrelétrica. De qualquer forma, mesmo utilizando uma fonte de energia “não limpa”, um veículo 100% elétrico é muito mais sustentável do que aqueles à combustão, e quando alimentados por energia renovável como solar ou eólica, eles são livres de poluentes.

Não usar gasolina ou diesel também significa que os carros elétricos à bateria são significativamente mais baratos para abastecer do que os carros convencionais. Essas comparações dependem do modelo do carro e do preço do combustível, mas dirigir um 100% elétrico pode economizar, anualmente, muito dinheiro. Veja quanto custa ter um carro elétrico.

Característica do Veículo 100% Elétrico -  BEV

Assim como os híbridos elétricos, os carros 100% elétricos minimizam a perda de energia desligando o motor quando parados no trânsito ou no semáforo. Os freios regenerativos (kers) convertem parte da energia perdida nas frenagens em eletricidade, armazenando-a na bateria. Os motores elétricos também são, inerentemente, mais eficientes que motores a combustão interna. Veja como funciona um motor elétrico.


Carros movidos a bateria têm benefício adicional quando se trata de recarga em casa. Uma tomada de 220V, similar a utilizadas em chuveiros ou máquinas de lavar roupa pode ser utilizada para recarregar o veículo ao longo da noite. Completamente carregada, a bateria dos carros elétricos pode ter uma autonomia entre 100 e 160km, que é o suficiente para o uso diário da maioria dos motoristas dentro da cidade. A bateria de alguns outros modelos pode chegar a ter autonomia na faixa de 420km com apenas uma única carga. E com o futuro aumento do número de estações de recarga em locais públicos, estacionamentos, entre outros, a capacidade de recarga para as baterias irá aumentar.


O motor de um carro elétrico gera torque instantâneo, diferentemente do motor a combustão interna que o torque aumenta gradativamente de acordo com o número de rotações por minuto. Isto significa que os veículos 100% elétricos têm aceleração mais rápida e suave que os veículos convencionais, conferindo uma melhor experiência ao motorista ao dirigi-lo.

Leia mais:

Diferenças entre os Elétricos a Bateria os outros Veículos Elétricos

Híbrido plug-in possui tanto motor elétrico, quanto motor à combustão interna. Comparado com os veículos a bateria, a autonomia total do híbrido plug-in é maior devido à presença dos dois motores e uma bateria recarregável, porém menor se levado em consideração apenas a autonomia do motor elétrico. Os híbridos convencionais, não podem ser recarregados via plug-in, mas também possuem os dois tipos de motores. Conheça mais sobre como funciona os carros elétricos híbrido plug-in.


Elétricos a célula de combustível convertem gás hidrogênio em eletricidade para alimentar o motor elétrico e a bateria. Este tipo de veículo possui tecnologia relativamente nova, mas tem um importante papel, ao lado dos veículos 100% elétricos, na redução da emissão de carbono. Saiba como veículos elétricos a célula a combustível funciona

Added to cart
- There was an error adding to cart. Please try again.