JavaScript is disabled in your browser. Please enable JavaScript to continue.

Como Funciona um Veículo Elétrico Híbrido

Carro Eletrico Hibrido

Os veículos híbridos utilizam gasolina/álcool ou diesel como principal forma de alimentar o motor a combustão interna. Além de usar o motor a combustão, que é reabastecido normalmente como qualquer outro carro de motor a combustão, os híbridos também possuem um motor elétrico e uma bateria.


Utilizando tanto o motor elétrico, quanto o motor a combustão interna, os híbridos apresentam significativamente melhor eficiência do uso do combustível que um carro não híbrido. Eles também poluem menos e economizam no reabastecimento de combustível, já que o motor elétrico complementa a atividade do motor a combustão em alguns momentos. 


Os híbridos mais avançados possuem bateria de maior capacidade sendo que esta pode ser recarregada por uma fonte externa, pela rede elétrica por exemplo, permitindo dirigir por maiores distâncias usando eletricidade antes de trocar para a gasolina/álcool ou diesel. Conhecidos como híbrido plug-in, estes carros oferecem melhor performance ambiental e conseguem economizar combustível substituindo-o por eletricidade.

Característica do Veículo Elétrico Híbrido - HEV

A adição do motor elétrico alimentado a bateria melhora a eficiência do uso do combustível nos híbridos em diversas maneiras.


Da mesma forma que as geladeiras desligam as luzes do interior assim que a porta é fechada, uma das qualidades dos veículos híbridos é desligar o motor quando parado, economizando combustível. A bateria fornece energia para o ar condicionado e outros acessórios enquanto o carro fica parado no semáforo ou no trânsito, e o motor elétrico pode ligar o carro novamente para iniciar o movimento. Se necessário, o motor a combustão irá atuar junto com o elétrico fornecendo maior potência para a aceleração.


Os freios regenerativos (kers) é uma outra característica quando se fala na economia do combustível. Nas frenagens, os carros convencionais dissipam a energia cinética como calor, diferente dos híbridos que conseguem capturar parte desta energia e transformá-la em eletricidade, que depois é armazenada na bateria. Esta eletricidade pode ser utilizada em outro momento para ajudar na aceleração do carro ou a alimentar alguns acessórios do veículo. 


A presença de um motor elétrico também permite um design de motor mais eficiente. Esse motor assistente ajuda na redução da demanda de combustível para o motor, pode ter um tamanho reduzido e operado de forma mais eficiente. Quando o motor elétrico é combinado com o motor a combustão, a potência total do sistema ultrapassa a de um carro convencional.


Os híbridos mais eficientes geralmente utilizam o modo “somente elétrico” fazendo com que o veículo opere inteiramente apenas com eletricidade, consumindo assim, menos combustível e reduzindo a emissão de poluentes. Nos híbridos que não são plug-in, o modo “somente elétrico” é utilizado somente para ignição, acessórios e velocidades baixas, quando o consumo de combustível é maior, deixando que o motor a combustão funcione nas velocidades maiores, onde são mais eficientes. A maioria dos híbridos plug-in, que tendem a ter maiores baterias e motor, podem funcionar totalmente a eletricidade em velocidades mais altas por distâncias maiores. Leia mais sobre a autonomia dos veículos elétricos.

Leia mais:

Diferenças entre o Elétrico Híbrido e os outros Veículos Elétricos

Os híbridos não podem ser recarregados via plugue por uma fonte externa e possuem bateria menor que os outros tipos de carros elétricos, mas ainda assim a bateria ajuda na economia do uso do combustível. Sua versão mais avançada é o carro elétrico híbrido plug-in, que pode ser carregado pela tomara, possui uma bateria maior e consegue operar por distâncias consideráveis apenas utilizando o modo “somente elétrico”. Saiba mais sobre como funciona o carro elétrico híbrido plug-in.

100% elétricos utilizam apenas motor elétrico alimentado por uma bateria, evitando completamente os motores a combustão interna. Devido a isso, os carros totalmente elétricos não utilizam combustível líquido (gasolina/álcool ou diesel) e são geralmente mais limpos e baratos de reabastecer que os híbridos e os carros convencionais. Conheça como os carros 100% elétricos funcionam.

Carros de célula a combustível possuem motor elétrico e bateria, que é alimentada pela conversão do gás hidrogênio em eletricidade. Este tipo de veículo elétrico está começando a entrar no mercado e é oferecido como uma alternativa de baixo carbono para carros e caminhões contribuindo para a redução de gases poluentes. Leia mais sobre como os veículos elétricos a célula a combustível funcionam.
Added to cart
- There was an error adding to cart. Please try again.