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Como Funciona um Veículo Elétrico ​Plug In

Carro Eletrico Hibrido Plug In
Veículos elétricos híbridos plug-in (PHEV, do inglês) combina motor a combustão interna alimentado por gasolina/álcool ou diesel com um motor elétrico e um banco de bateria recarregável. Diferentemente dos híbridos convencionais, os elétricos híbridos plug-in podem ter sua bateria recarregada de duas formas: a primeira é via frenagem regenerativa (kers), que é a conversão de parte da energia perdida na frenagem em eletricidade; a segunda forma é por cabo, alimentado de uma fonte externa, como a rede elétrica por exemplo, permitindo alcançar longas distâncias usando apenas eletricidade. Quando a bateria acaba, o motor a combustão interna funciona normal como um carro convencional.

Esse tipo de carro elétrico emite consideravelmente menos poluentes que os carros de motor a combustão, devido ao fato de serem carregados por eletricidade vindo da rede. Eles não geram gases de efeito estufa quando funcionando apenas com o motor elétrico, além disso, ganham eficiência no uso do combustível líquido. Uma vez que eles utilizam menos combustível devido ao motor elétrico, dirigir um PHEV gera uma economia de muitos reais por ano em gasolina e diesel

Característica do Veículo Elétrico Híbrido Plug In -  PHEV

Este tipo de carro combina o benefício da economia de combustível do híbrido comum com todas as capacidades elétricas de um carro elétrico movido a bateria ou células a combustível. 


A maioria dos híbridos plug-in funcionam com pelo menos dois modos: 
  • 100% elétrico: o motor e a bateria fornecem toda a energia do carro;
  • Híbrido: tanto eletricidade, quanto gasolina/álcool ou diesel são utilizados.


Normalmente, os PHEV iniciam no modo totalmente elétrico, operando com eletricidade até que a bateria se esgote – a autonomia dos primeiros modelos pode chegar até a 100km, mas alguns modelos trocam para o modo híbrido, utilizando gasolina/álcool ou diesel, assim que a velocidade atinge 100 ou 115km/h. 


O motor elétrico junto com a bateria nos PHEVs, ajudam a economizar combustível e produzir menos poluentes que o carro a combustão, mesmo que ele esteja no modo híbrido. Quando parado no trânsito ou no semáforo, o motor desliga automaticamente, economizando assim energia. Os freios regenerativos (kers) convertem parte da energia perdida nas frenagens em eletricidade, armazenando-a na bateria. E como o motor elétrico complementa a potência do motor a combustão, ele pode ser de tamanho menor, pois não compromete a performance e ainda melhora a eficiência de combustível do carro.

Leia mais:

Diferenças entre os Híbridos Plug In e os outros Veículos Elétricos

Híbrido convencional possuem motor elétrico e bateria, assim como os plug-in, mas toda a energia para funcionamento do motor vem pelo combustível líquido – gasolina, álcool ou diesel e sua bateria não pode ser recarregada via plug-in, apenas pelos freios regenerativos. Saiba mais como os carros elétricos híbridos funcionam

Totalmente elétrico tem apenas um motor elétrico e bateria. Diferente dos híbridos plug-in (PHEV), os carros 100% elétricos não possuem motor a combustão e não operam como híbrido. Uma vez que eles funcionam completamente à eletricidade, eles não emitem poluição e podem ser livres de poluentes quando carregados a partir de uma fonte de energia renovável. Veja como funcionam os veículos 100% elétricos funcionam.

Veículos de célula a combustível alimentam um motor elétrico e bateria convertendo o gás hidrogênio em eletricidade. Este tipo de veículo oferece grandes promessas quando se trata de tecnologia limpa, mas ainda são difíceis de serem encontrados no mercado. Conheça mais sobre como funcionam os carros a célula a combustível.
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