Eletroposto - Carro Elétrico

Confira neste artigo o que é um Eletroposto e tire suas dúvidas sobre o carregamento de Veículos Elétricos e Híbridos Plug-in. 

Abaixo, saiba como carregar um carro elétrico em um Eletroposto, quanto custa abastecer em uma Estação de Recarga, onde carregar Carros Elétricos no Brasil e muito mais. 

Eletroposto para Carro Elétrico em São PauloEletroposto para Carro Elétrico em São Paulo
Eletroposto em São Paulo

Índice - Tudo sobre Eletropostos para Veículos Elétricos

Confira preços de Carregadores para Veículos Elétricos

frota de carros elétricos no Brasil tem crescido em um ritmo acelerado, acompanhando a tendência mundial de transição energética. Assim como os países investem cada vez mais em fontes renováveis de energia (como energia solar, eólica, hídrica, etc.), parte importante da redução de emissões poluentes do planeta também virá com a mobilidade elétrica — ou seja, com a diminuição do número de veículos a combustão (movidos a combustíveis fósseis, como o petróleo) e o aumento do total de veículos elétricos (sejam eles carros elétricos, caminhões elétricos, ônibus elétricos, bicicletas elétricas, patinetes elétricos e diversos outros).

Em meio a essa transição, uma nova infraestrutura começa a ser construída. Neste novo cenário, será possível abastecer nossos automóveis nas ruas, utilizando estações de recarga próprias para veículos elétricos ou híbridos plug-in, como eletropostos que disponibilizam carregadores para cargas rápidas muito fáceis e eficientes. Porém, é fato que os carros elétricos também podem ser carregados em casa e que o ato de recarregar nossos automóveis vem se tornando algo muito mais prático e inteligente.

Confira, a seguir, tudo sobre eletropostos.

Exemplo de recarga em EletropostoExemplo de recarga em Eletroposto
Exemplo de recarga de Carro Elétrico em Eletroposto (Crédito da Imagem: NeoCharge)

​1. O que é um Eletroposto para Veículos Elétricos

Um eletroposto é uma estação de carregamento para veículos elétricos ou híbridos plug-in que se caracteriza por estar aberta ao uso de diversos usuários em um ponto público (como estradas ou praças públicas) ou privado (como shoppings, estacionamentos, aeroportos, entre outros locais). 

Ou seja, um eletroposto se caracteriza por permitir o uso coletivo de um carregador para carros elétricos — esteja ele localizado em uma rua/avenida, dentro de um comércio, ou em qualquer outra localização. Uma grande diferença é que, ao contrário do que geralmente ocorre com pontos de recarga residenciais (instalados em casas ou condomínios), o eletroposto deve estar aberto ao uso de outras pessoas não residentes no local.

Em um eletroposto deve necessariamente haver uma fonte de eletricidade para recarregar carros elétricos ou híbridos plug-in — que pode variar em diversos tipos de carregadores para veículos elétricos, como AC Wallbox, Smart Wallbox, Parking, DC Fast Charger, etc. (conheça aqui os tipos de carregadores para veículos elétricos e híbridos). 

Além dos tipos, a potência dos carregadores para carros elétricos e híbridos também pode variar, com valores como 7,4 kW ou 22 kW, por exemplo. Em um eletroposto a recarga pode ser paga ou não, a depender do modelo de negócio em questão. Confira aqui diferentes lugares que podem contar com estações de recarga e como costumam funcionar.

Outro aspecto que pode variar de um eletroposto para outro é a forma como a recarga é feito. Por ser uma operação muito simples, é possível que alguns pontos de recarga permitam ao próprio usuário abastecer seu carro, sem o auxílio de nenhum funcionário do local.

Eletroposto NeoCharge Carro eletrico Carro HibridoEletroposto NeoCharge Carro eletrico Carro Hibrido
Eletroposto para carros elétricos e híbridos plug-in localizado na sede da NeoCharge, em São Paulo (SP)

​​​​2. Como funciona um Eletroposto

De forma simplista, pode-se dizer que um eletroposto funciona mais ou menos como um posto de gasolina tradicional — com a diferença básica de oferecer fontes de energia elétrica para abastecimento de um carro em vez de combustíveis como gasolina, etanol, ou diesel. 

No lugar de bombas de combustível, o eletroposto disponibiliza carregadores para carros elétricos e híbridos, que podem ser de modelos mais simples (como AC Wallbox, fixo na parede, com recargas lentas ou semirrápidas em corrente alternada) ou mais robustos (como DC Fast Charger, fixo no piso, com recargas rápidas ou ultrarrápidas em corrente contínua).

Basicamente, portanto, o eletroposto é um local onde o proprietário de um carro elétrico ou híbrido plug-in pode abastecer seu automóvel fora de casa. Vale ressaltar, porém, que não é apenas o local de abastecimento que muda, mas também toda a experiência de abastecer se torna diferente, na medida em que estamos nos adaptando à mobilidade elétrica (uso de veículos elétricos para se locomover).

Neste novo cenário, por exemplo, abastecer o carro não será mais conhecido como "encher o tanque", mas sim como "carregar" a bateria do veículo elétrico ou híbrido plug-in. 

A mudança dos postos de combustíveis tradicionais para eletropostos parece sutil, mas traz com ela:

  • Mais segurança

Menor risco de explosões sem uso de substâncias inflamáveis como a gasolina, o etanol, ou o diesel.

 

  • Inteligência

Carregadores do tipo SMART podem se integrar com os veículos para trazer o completo gerenciamento da recarga;

 

  • Economia

Com aumentos constantes no preço da gasolina, carregar um carro elétrico é muito mais barato do que abastecer um carro a combustão;

 

  • Sustentabilidade

Dirigir um carro elétrico reduz consideravelmente as emissões de gases causadores do efeito estufa e gases tóxicos;

 

  • Maior comodidade

Uma das grandes vantagens dos carros elétricos e híbridos é a possibilidade de recarregá-los em casa ou na garagem de um prédio residencial. Mesmo assim, não deixarão de existir pontos de recarga para uso coletivo fora das residências (os chamados eletropostos).

 

Nessas estações de recarga, a experiência será diferenciada — com a possibilidade de, por exemplo, deixar o carro carregando em shoppings, mercados, restaurantes, ou estacionamentos diversos enquanto se faz compras ou se pratica qualquer outra atividade.

Entre muitas outras vantagens. Com os carros elétricos, poderemos recarregar nossos veículos cada vez em mais lugares e de forma muito mais prática e eficiente.

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Veja o Passo a Passo de como Carregar um Carro Elétrico


​​​3. Eletroposto, Ponto de Recarga e Estação de Recarga são a mesma coisa?

Os pontos de recarga para carros elétricos podem ser conhecidos por diversos nomes, como: eletroposto, estação de recarga, estação de carga para carros elétricos, estação de carregamento, ponto de recarga, ponto de carga, ponto de carregamento — ou até mesmo pela sigla em inglês EVCS (Electric Vehicle Charging Station).

Todos esses termos se referem a locais onde é possível recarregar carros elétricos e híbridos plug-in fora de uma casa ou condomínio residencial. Assim, podemos considerar que todos eles são sinônimos, embora em alguns casos a ideia de eletroposto esteja mais relacionada a postos de abastecimento localizados à beira de estradas, nos quais se utilizam carregadores rápidos e de alta potência (DC Fast Chargers), capazes de carregar uma bateria de carro elétrico em poucos minutos.

Veja aqui mais detalhes sobre o tempo de carga dos carros elétricos.

Carro Elétrico Tesla - Recarga Eletroposto - NeoChargeCarro Elétrico Tesla - Recarga Eletroposto - NeoCharge
Recarga de carro elétrico Tesla em eletroposto

​​4. Onde encontrar Eletropostos no Brasil?

Desde 19 de junho de 2018, com a publicação da Resolução Normativa nº 819/2018 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a instalação de eletropostos é regulamentada no Brasil.

Em meio a isso, o número de estações de recarga não para de crescer no país e as grandes cidades do Brasil já contam com diversos eletropostos, como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, e Porto Alegre, entre outras. Em vários casos, até mesmo cidades do interior brasileiro já desenvolveram uma ampla rede de estações de recarga para carros elétricos e híbridos, como nos casos de São José dos Campos (SP) e Ribeirão Preto (SP).

Para facilitar a localização dos pontos de recarga existentes no Brasil já estão disponíveis no mercado diversos websites e aplicativos que mostram qual a estação de recarga mais próxima do seu local, além de outros detalhes como: saber se há cobrança ou não no eletroposto, se ele está sendo utilizado no momento, e até mesmo se pode ser reservado para uso agendado em um determinado horário. 

Um exemplo de serviço do tipo é o portal Plug Share, onde é possível encontrar postos de recarga para carros elétricos não apenas no Brasil, mas no mundo todo. Entre aplicativos, um exemplo de plataforma que mostra um mapa com os eletropostos mais próximos e permite agendamento da recarga é o app NeoCharge

Recentemente, a plataforma Waze disponibilizou a opção de classificar o carro como "veículo elétrico" e, assim, localizar eletropostos cadastrados em sua rota.

Leia mais:


​5. Como recarregar Carros Elétricos ou Híbridos em Eletropostos?

Carregar um carro eletrificado (veículo elétrico BEV ou híbrido plug-in) é muito simples e a ideia é a mesma de um posto de gasolina: existe um cabo que tem duas extremidades, uma conectada ao carro e a outra conectada ao carregador, como na imagem abaixo.

Eletroposto Carro Eletrico - Veiculo Eletrico - Carro HibridoEletroposto Carro Eletrico - Veiculo Eletrico - Carro Hibrido
Carregamento de Carro Elétrico em Estação de Recarga (Crédito: Pixaline/ Pixabay)

Os diferentes tipos de carregadores para carros elétricos podem ser utilizados de variadas formas (por exemplo: fixos na parede ou como totens de carga), mas, em geral, seu uso será semelhante, com a recarga feita por um cabo conector entre o carregador e o automóvel. 

Por seu funcionamento simples, as recargas podem ser realizadas tanto por um funcionário de um eletroposto quanto pelos próprios motoristas sem grandes complicações. 


​6. Qual o preço para carregar um Carro Elétrico ou Híbrido em um Eletroposto?

O valor para recarregar um carro elétrico ou híbrido plug-in em um eletroposto varia muito - e atualmente, no Brasil, ainda existem muitos eletropostos gratuitos, já que a maior parte dos estabelecimentos comerciais que investe na instalação de estações de recarga ainda não pretende rentabilizar a operação, mas sim atrair um novo público e se destacar da concorrência. 

Porém, mesmo que nem todos os estabelecimentos cobrem pelas recargas, podemos sim calcular o quanto custa para carregar um carro elétrico ou híbrido (seja carregamento residencial ou em um comércio), com uma equação que considera o preço da energia elétrica (kWh) em cada cidade. Confira abaixo. 


        Como calcular o preço da recarga de um veículo elétrico

A alta do preço dos combustíveis tem sido um problema para motoristas brasileiros, com variações constantes nos custos para abastecer carros com gasolina, etanol ou diesel. Esse ponto representa mais uma vantagem dos veículos elétricos e híbridos plug-in, que proporcionam recargas mais baratas. De forma geral, é possível abastecer em eletropostos por um valor muito mais baixo do que em postos de gasolina.

Calculadora NeoCharge: Simule agora a economia de um Veículo Elétrico

Para ter ideia do quanto se gasta com o abastecimento de um veículo a combustão, é necessário verificar o custo médio da gasolina (ou outro combustível) por litro em sua cidade e o consumo médio do seu automóvel (km/L). Já para um veículo elétrico ou híbrido plug-in, para saber quanto se gasta com a recarga elétrica, é necessário verificar a tarifa por quilowatt-hora (kWh) na sua cidade (que geralmente é informada na conta de luz) e o consumo médio do seu veículo (km/kWh).

Tabela Comparativa - Economia Anual com Carro Elétrico

CARRO A COMBUSTÃO CARRO ELÉTRICO
Distância percorrida 20.000 km 20.000 km
Consumo 10 km / litro 6 km / kWh
Preço do combustível / energia (outubro de 2023) R$ 5,82 por litro R$ 0,72 por kWh
Gasto total R$ 11.663,28 R$ 2.401,92

Para dar um exemplo da economia possível com os carros elétricos, preparamos uma simulação comparando um carro a combustão (ICE) e um carro 100% elétrico (BEV), considerando que ambos rodem em média 20.000 km por ano.

Nesse cenário hipotético, é possível comprovar que o quilômetro rodado com energia elétrica é muito mais barato: o gasto médio anual para abastecer com gasolina (rodando 20.000 km por ano, com um consumo hipotético de 10 km/L e preço de R$ 5,82/L) é de R$ 11.663,28.

Já o gasto médio para abastecer com eletricidade (considerando a mesma quilometragem rodada, em um consumo hipotético de 6 km/kWh e preço de R$ 0,72/kWh) é de R$ 2.401,92 por ano. Uma economia de 79% ou R$ 9.261,36.

Se considerarmos o caso de pessoas que fazem um uso intenso do veículo, como os motoristas de aplicativo, a economia é ainda maior. Rodando 60.000 km por ano e considerando os mesmos consumos hipotéticos, de 10 km/L e preço de R$ 5,82/L, o gasto médio anual para abastecer com gasolina é de R$ 34.920. Já o gasto médio para abastecer com eletricidade é de R$ 7.197, uma economia de quase R$ 28 mil.

Lembrando que esse é apenas um exemplo do melhor custo-benefício que o carro elétrico oferece. Além dos gastos menores com combustível, poderíamos citar a  redução da emissão de gases poluentes, eficiência do motor, menor gasto com manutenção e a performance, com alcance instantâneo do torque máximo.


​​7. É possível reservar um Eletroposto?

No Brasil já é possível reservar um eletroposto para agendar o melhor horário em que você pretende carregar o seu veículo elétrico. Isso, porém, depende se o ponto de carregamento em questão faz parte de uma rede de postos cadastrados. Nesses casos, geralmente, é possível reservar o uso de um carregador por meio de um aplicativo.

Em alguns casos, os eletropostos podem ser utilizados por mais de um carro por vez, o que melhora ainda mais a disponibilidade dessas estações de recarga, evitando a formação de filas para abastecimento.


​8. Qualquer Eletroposto é compatível com qualquer Plugue (Tomada)?

Uma peculiaridade dos carros elétricos e híbridos plug-in são seus plugues ou tomadas de entradas (que devem ser compatíveis com os plugues dos carregadores que serão utilizados para abastecê-los, seja em uma recarga residencial ou em um eletroposto). 

Ou seja: para carregar seu veículo elétrico ou híbrido a tomada de saída do eletroposto deve ser compatível com a tomada de entrada do veículo — ou então o plugue do cabo utilizado para carregar deve ser compatível com a tomada tanto do carregador quanto do veículo. 

Plugue Tomada Carro Eletrico Veiculo Eletrico Carro HibridoPlugue Tomada Carro Eletrico Veiculo Eletrico Carro Hibrido
É fundamental verificar se o plugue do seu carro elétrico é compatível com o conector do cabo do carregador no eletroposto

Caso não exista essa compatibilidade, será necessário o uso de um adaptador ou a recarga não poderá ser feita.

Por isso, antes de realizar uma recarga, é fundamental verificar qual o plugue (tomada de entrada) do seu carro elétrico ou híbrido plug-in e qual o conector do cabo utilizado no eletroposto em questão.

Confira aqui tudo sobre tipos de plugues (tomadas) de carros elétricos

Existem diferentes padrões de conectores usados em veículos elétricos e, assim como os cabos para carregar eletrônicos, os cabos de carregadores tendem a ter dois conectores: um para conectar ao veículo e outro à estação de recarga. Eles podem variar de acordo com o veículo e com a velocidade de recarga.

A maioria dos veículos elétricos é equipada com entradas de carga CA (corrente alternada) e CC (corrente contínua), oferecendo a opção de qualquer método de carga. Até o momento o Brasil não definiu um padrão de plugue para os carros elétricos e, portanto, podemos encontrar modelos de todos os tipos. 

Os conectores mais comuns são: Tipo 2 (IEC 62196), Tipo 1 (SAE J1772), GB/T, CCS-2, CHAdeMO, e o Tesla.  Saiba aqui um pouco mais sobre todos eles. 


​​​9. Qual a relação entre Eletropostos e Energias Renováveis?

Os benefícios ambientais do uso de carros elétricos são bem conhecidos, com reduções significativas na emissão de gases poluentes em comparação aos veículos movidos a combustão. Porém o uso de energias limpas não se limita aos motores dos carros e se estende também aos próprios eletropostos, que podem operar com 100% de sua energia gerada por fontes renováveis, como energia solar ou eólica.

Dessa forma o planeta ganha em dobro: os carros elétricos e híbridos plug-in são abastecidos com energia que não emite gases causadores do efeito estufa (como o dióxido de carbono) e o próprio local de abastecimento pode funcionar com o mínimo impacto ambiental, utilizando fontes de energia inesgotáveis e sustentáveis como fonte de alimentação.

Essa prática pode também ser adotada por qualquer um no abastecimento residencial, instalando energia solar em casa e, com isso, gerando a própria eletricidade que pode ser utilizada para carregar um carro elétrico ou híbrido plug-in. Saiba aqui mais sobre energia solar.   


​​​​10. De que outras formas é possível fazer o carregamento de um Carro Elétrico ou Híbrido?

Os eletropostos (ou estações de recarga) são opções práticas para a recarga de carros elétricos ou híbridos plug-in, que possibilitam ao proprietário carregar a bateria do seu veículo fora de casa, nos mais variados locais.

Além dos eletropostos à beira de ruas/ estradas (semelhantes aos tradicionais postos de combustíveis) também é possível a instalação desses pontos de recarga nos lugares mais variados, como estacionamento de empresas, supermercados, shoppings, restaurantes, aeroportos, rodoviárias, praças públicas, etc.

O número de eletropostos cresce rapidamente no Brasil e será cada vez mais fácil encontrar um deles nas redondezas. No entanto, uma importante vantagem da mobilidade elétrica é o fato de que carros elétricos e híbridos plug-in também podem ser carregados em casas ou na garagem de condomínios/prédios residenciais, com total comodidade. 

Mundialmente, inclusive, a recarga doméstica já é uma realidade entre proprietários de veículos elétricos: segundo a Agência Internacional de Energia (IEA), cerca de 80% das recargas de carros elétricos em todo o mundo são realizadas nas casas dos próprios proprietários. A praticidade é o principal fator que leva uma pessoa a instalar um carregador de veículo elétrico em sua casa, além de outras vantagens como a proteção contra oscilação de preços e até a valorização dos imóveis. 

Em casa, a recarga de um veículo elétrico ou híbrido não precisa ser tão rápida quanto em estações públicas de recarga (afinal, o usuário pode tranquilamente deixar o carro carregando durante a noite, enquanto dorme ou executa outras tarefas domésticas). Por conta desse fator, não é necessário que o carregador utilizado tenha sistemas avançados de recarga elétrica como o DC Fast Charger (que possibilita recargas mais rápidas) ou a função Smart (que controla o acesso de alguns carregadores e é essencial para recargas coletivas).

Quer comprar ou instalar um Carregador de Carro Elétrico? Entre em contato com a NeoCharge