JavaScript is disabled in your browser. Please enable JavaScript to continue.

O que são Veículos Elétricos

Veículo elétrico carregando
Carros elétricos são veículos que funcionam, principalmente por eletricidade. Também chamados de veículos elétricos, ou VE, eles utilizam um ou mais motores elétricos para tração e propulsão. Diferentemente dos veículos convencionais que utilizam motores de combustão interna por gasolina, álcool ou diesel, os carros e caminhões elétricos utilizam motores alimentados por eletricidade, que é armazenada em baterias ou células a combustível.


Nem todos os veículos elétricos (VE) operam da mesma forma. Os híbridos plug-in possuem tanto motor elétrico, quanto motor a combustão. No caso do motor elétrico, ele utiliza energia proveniente de uma bateria, que é recarregada por uma fonte externa via cabo – plugue. Outros veículos elétricos dispensam totalmente o combustível líquido, operando exclusivamente por eletricidade, os chamados veículos “100% elétricos”. Outros ainda tem células de combustível de hidrogênio como fonte de energia para movimentar o motor – os veículos à célula de combustível.


Os carros híbridos convencionais também possuem um motor elétrico, no entanto não podem serem recarregados por uma fonte externa, em outras palavras, não são plug-in. Leia mais sobre carregadores de carro elétrico.

No que se refere a poluição do ar e emissão de gases que contribuem para o efeito estufa, carros e caminhões elétricos são mais limpos que os carros com motor a combustão interna. O tipo de veículo (híbrido plug-in, 100% elétrico ou célula de combustível) e a fonte de energia são dois fatores fundamentais que determinam a redução – ou até mesmo a extinção – da emissão de poluentes. 


Quando as baterias dos veículos elétricos são carregadas por energia proveniente da rede, as emissões de gases de efeito estufa de um VE são comparáveis a um carro que andou por volta de 43 quilômetros com 1 litro de combustível, ou seja, menos poluentes que um carro comum. No entanto, quando carregadas exclusivamente com energia renovável, como solar fotovoltaica ou eólica, as emissões podem chegar praticamente a zero.


Mesmo que os carros elétricos sejam mais caros que um carro de motor a combustão, os custos para se manter um veículo elétrico são reduzidos quando se leva em consideração outros fatores, tais como preço do combustível, manutenção, seguros e impostos.  Carros 100% elétricos têm custos menores com o “combustível”, já que a energia elétrica é mais barata comparado ao preço da gasolina, álcool e diesel. Além disso, como o motor elétrico possui menores quantidades de peças, a manutenção também se reduz.

Leia mais:

Por dentro dos Veículos Elétricos

Híbrido Plug In oferece ótima performance ambiental e com menores custos de abastecimento se comparado com os veículos convencionais. Devido a possibilidade de uma recarga da bateria por meio de uma fonte externa, este tipo de veículo pode rodar com o motor elétrico parte do percurso, que antes seria utilizado pelo motor a combustão. Saiba mais sobre como os carros híbridos plug-in funcionam.

100% elétrico usa eletricidade como única e principal fonte de combustível, então é importante que a capacidade da bateria seja compatível com o motivo de utilização do carro. À medida que a oferta de pontos de recarga aumentar, como já vem acontecendo, menor será a dependência neste sentido. Levando em conta que os carros 100% elétricos são livres de emissão de poluentes e a gasolina pode ser substituída por eletricidade, eles podem o tipo de carro mais ecológico disponível. Veja como funciona um carro 100% elétrico.


Célula a combustível de hidrogênio ainda é um segmento menos comum no mundo dos veículos elétricos e possuem alguns benefícios significativos incluindo recarga rápida e autonomia maior que os carros elétricos – todavia ainda requerem estações de recarga de hidrogênio, o que ainda não está tão difundido no país. Conheça mais sobre como os carros a célula a combustível de hidrogênio funcionam.


Híbrido convencional tem a autonomia e a conveniência de abastecimento de um carro a motor a combustão enquanto oferece uma maior eficiência devido ao motor elétrico. Sua propulsão e tração são derivadas do combustível líquido (gasolina, álcool ou diesel), e sua bateria só é recarregada pelo frio regenerativo. Leia mais sobre como os híbridos funcionam.
Added to cart
- There was an error adding to cart. Please try again.