NIO: história, gestão e principais carros

Veja aqui tudo que você precisa saber sobre a NIO, a nova montadora de veículos elétricos conhecida como “Tesla Chinesa” 

Crédito: Divulgação / NIO

A fabricante de carros elétricos NIO se insere no mercado que a Tesla dominava na produção de veículos com tecnologia de ponta. Recentemente, ainda anunciou a instalação de estações de recargas mais rápidas do que carregar um celular. Além da sua inovadora usabilidade da bateria, que conquistou compradores investidores, ficando conhecida como a “Tesla Chinesa”. 

Lembrando que no mercado chinês de veículos eletrificados, a BYD e BAIC também são bem posicionadas. Já a NIO, fundada recentemente, tem conquistado o público - principalmente o mais jovem - e em dezembro de 2022 conseguiu sua nova marca com mais 15.000 vendas. 

Confira neste artigo a história da fabricante NIO, gestão e principais carros - inclusive, um deles que já venceu na Fórmula E.

 

ÍNDICE - FABRICANTE NIO CARROS ELÉTRICOS

​​História da Fabricante NIO

  • Em 2014 a primeira sede da NIO foi fundada em Xangai. Inicialmente foi chamada de NextEV e depois trocou para o atual, que significa Blue Sky Coming (céu azul chegando).

  • Ela é parte do grupo conhecido como “The Fab Fours”, composto pela NIO, Xpeng, Li Auto e WM Motor. Elas possuem objetivos governamentais em comum e se apoiam com recursos para seu crescimento. 

  • A NIO também recebeu apoio governamental até 2022, uma vez que o governo chinês incentiva produções mais ecológicas com fontes renováveis. Por isso, o país ainda possui diversos benefícios para compra e montagem de veículos movidos a eletricidade.  

  • Em 2018, a NIO lança o ES8, seu primeiro veículo elétrico. 

  • Em 2018 se tornou a primeira empresa chinesa de carros totalmente elétricos  a entrar na Bolsa de Valores de Nova York. 

  • Em 2022, a NIO anunciou que suas vendas aumentaram mais de 30%, depois de uma pausa no período da pandemia do COVID-19. 

  • Em 2023, a montadora que passou a ser conhecida como a “Tesla Chinesa” possui 7 modelos de automóveis.  

​Gestão da NIO

O significado do nome da nova montadora chinesa já diz muito dos valores e como a NIO trabalha. Blue Sky Coming (céu azul chegando), significado em inglês do nome, parte de uma filosofia que indica a busca por um amanhã mais sustentável, brilhante e positivo. 

Foi desse mantra que o símbolo presente nos carros elétricos NIO surgiu. O topo representa a visão aberta para o futuro. Já a base simboliza a terra e a ação que os move. 

Crédito: Divulgação / NIO

A fabricante é sempre vista como uma rival da Tesla. Mas, o CEO da WM Motors - integrante do grupo que a NIO participa - afirma que, na verdade, eles enxergam com bons olhos o pioneirismo da Tesla. 

Ao Salão do Automóvel de Pequim em 2020, ele afirmou: "Estamos muito felizes que a Tesla veio para a China porque a Tesla é como a Apple no início, educam todo o mercado."

​Bateria diferenciada da NIO

A fabricante chinesa Nio promoveu instalações de 2300 novos pontos de recarga para automóveis eletrificados com uma nova tecnologia. Trata-se de uma recarga em 40 segundos, efetuada com a troca de baterias. Confira mais detalhes aqui

 

A montadora de carros elétricos já possuía programas referentes às suas baterias, como a possibilidade de comprar um veículo sem a bateria e assim, alugá-la quando precisasse - com uma taxa mensal. Essa oportunidade barateou o preço de seus veículos.

​​​Principais Carros Elétricos NIO

Crédito: Divulgação / NIO

​​​​​1. SUV ES8

O ES8 é o SUV da NIO, fabricado em parceria com a JAC Motors - que, para muitos, se assemelha com o Model X da Tesla. Começava aqui a saga dos modelos NIO mais futuristas e modernos.

 

A velocidade máxima desse carro elétrico é de 200 km/h com uma autonomia de 355 km. 

Crédito: Divulgação / NIO

​​​​2. EP9

O EP9 é um dos veículos elétricos mais conhecidos da NIO por ter vencido na competição da Fórmula E em 2015. Mesmo que o carro tenha sido feito para percorrer as ruas, se sai muito bem nas corridas.

 

O modo autônomo também lhe rendeu algumas conquistas, completando o Circuito das Américas sem motorista. 

A velocidade máxima do EP9 da NIO é de 313 km/h com uma  potência total do motor elétrico de 1360 cavalos. 

Crédito: Divulgação / NIO

​​​​3. NIO EVE

O NIO EVE traduz a visão que a fabricante tem de inteligência e futuro. O carro elétrico é totalmente autônomo, ou seja, não tem volante. Ele possui uma assistente virtual baseada na AI (Inteligência Artificial), Nomi, que aprende todos os hábitos dos passageiros e ajusta o carro às necessidades de cada um. 

Já o design chama bastante atenção pois possui apenas uma porta, que abre de forma horizontal. O objetivo da NIO é proporcionar um espaço para viver confortavelmente e que se adeque ao seu mood (humor), o interior do EVE é aberto, como uma sala de estar luxuosa. 

O seu preço se encontrava na faixa dos $ 1.2 milhões de dólares.