Tesla: história, gestão de Elon Musk e principais Carros Elétricos
A Tesla é uma referência para apaixonados por carros elétricos e muita gente logo associa o nome da empresa ao bilionário Elon Musk, que há tempos figura entre as pessoas mais ricas do mundo.
Mas você sabia que a Tesla não foi fundada por Elon Musk? Confira no artigo abaixo tudo sobre a Tesla – incluindo história, gestão e alguns dos principais carros elétricos.
História da Tesla
Fundada em 2003 na Califórnia, a Tesla é uma empresa especializada em Carros Elétricos. O nome é uma homenagem a Nikola Tesla (1856-1943), sérvio que foi um dos mais geniais cientistas da história, com contribuições essenciais para o conhecimento que usamos até hoje para o fornecimento de energia e correntes elétricas.
Foi Nikola Tesla que criou, no século XIX, um motor de indução de corrente alternada que revolucionou a indústria. Nada mais justo do que a homenagem no nome de uma empresa que visa lançar carros tecnológicos e ecologicamente sustentáveis.
Mas, diferentemente do que acredita-se, a Tesla não foi criada pelo sul-africano Elon Musk.
Os fundadores foram os engenheiros Martin Eberhard e Marc Tarpenning, em 2003. Só no ano seguinte, com investimentos milionários, é que o famoso e polêmico CEO Elon Musk assumiu o cargo.
Saiba Mais:
A empresa, apesar de recente, atingiu patamares competitivos imensos, que se aproximam e até ultrapassam as fabricantes tradicionais. A Tesla conta com linhas de montagem focadas somente na produção de veículos, onde a mais antiga é de Freemont, de 2010. Em 2019, foi inaugurada a fábrica de Xangai, na China.
Além do foco em produzir e vender veículos elétricos com a Tesla Motors, a companhia também atua em projetos de sustentabilidade, com energia solar e baterias de lítio.
Veja o Passo a Passo de Como Carregar um Carro Elétrico
Gestão da Tesla
A empresa eventualmente chega aos holofotes da imprensa por motivos não tão bons quanto seu desempenho financeira. Pioneira no mercado de mobilidade elétrica, hoje a Tesla enfrenta grande concorrência de outras montadoras que têm cada vez mais evoluído em automóveis elétricos com mais autonomia e qualidade.
Porém, ao mesmo tempo em que alguns balanços indicam o sentido contrário, a Tesla tem mantido sua relevância e apresentado crescimento no mercado automobilístico, apesar da crise de semicondutores e atrasos nos componentes. Assim, a marca segue como referência.
Vale lembrar que Musk entrou na companhia como figura central por já ser respeitado no mercado da tecnologia e ser conhecido por sua característica visionária. Muitas vezes a figura do CEO acaba se misturando com a imagem da empresa.
Principais Carros Elétricos
Famosa entre os entusiastas de veículos elétricos, a Tesla e seus veículos elétricos estão ganhando cada vez mais espaço como objeto de desejo
A montador conta com linhas de carros de luxo com direção semiautônoma, como o Model X; Model 3 e Model Y. E também já apresentou um caminhão elétrico, o Semi, e uma picape, Cybertruck. Todos possuem uma tecnologia muito avançada.
Na história dos modelos da marca, o primeiro lançamento foi feito em 2008, conhecido como Tesla Roadster, um modelo esportivo com autonomia de 350 km. Já em 2012, foi apresentado o sedã Model S e o SUV Tesla Model X, mirando no segmento premium.
Acompanhando as tendências de mercado, em 2017 a Tesla investiu em um modelo mais acessível, o Model 3, um sedã de porte médio, que pode rodar 422 km com uma recarga, e também lançou o Model Y em 2019, um SUV pequeno, responsável pelo crescimento de vendas e de faturamento da empresa nos últimos anos.