O carregamento do Veículo Elétrico. É apenas sobre o carregador?

Carregamento em ponto de recarga para veículos elétricos Tesla
23 de fevereiro de 2024
O carregamento do Veículo Elétrico. É apenas sobre o carregador?

A impressionante trajetória de crescimento prevista para veículos elétricos (VE), tecnologias de baterias e digitalização apresenta oportunidades incomparáveis e desafios sem precedentes para fabricantes de automóveis, consumidores, operadores de frota, concessionárias de energia elétrica, empresas de petróleo e gás e outros stakeholders do setor.

Para os fabricantes de veículos, há grandes grupos de clientes que, ao se deslocarem para frotas de caminhões elétricos, por exemplo, podem reduzir os custos operacionais e de manutenção de seus veículos em até 50%. Por outro lado, não é fácil para os fabricantes de automóveis virar um interruptor da produção de veículos com motor de combustão interna (ICE) para os com motor elétrico. 

As infraestruturas físicas de fábrica precisarão se modernizar, e as linhas de fabricação para ambos os tipos de veículos precisarão ser mantidas por alguns anos.

Para as concessionárias de energia elétrica, uma rede robusta com estações de carregamento representa uma grande oportunidade para vender mais eletricidade aos consumidores e para o aumento da eficiência da rede com novo acesso à energia mais armazenada.

Novas estações inteligentes de carregamento podem fornecer serviços que podem ajudar a melhorar a qualidade e a confiabilidade da energia. Os veículos elétricos e as inovações digitais impulsionam melhorias na eficiência energética, coordenando sistemas de carregamento para capacidades de rede, melhorando assim a eficiência energética e reduzindo a necessidade de novas linhas e estações de transformadores. 

Mesmo a bateria dos VEs reaproveitadas e usadas como armazenamento podem oferecer a possibilidade de regular a rede ou suavizar o pico de demanda quando usadas como armazenamento de energia. Esse "serviço" de rede representa valor econômico. Os VEs são, portanto, uma fonte significativa de flexibilidade na demanda de eletricidade.

Carregamento em ponto de recarga para veículos elétricos TeslaCarregamento em ponto de recarga para veículos elétricos Tesla

MAIOR FLEXIBILIDADE

Estações de carregamento inteligentes e modernas fazem uso eficiente da rede. Os perfis atuais de carregamento dos motoristas de carros elétricos indicam que eles carregam três vezes por dia, muitas vezes no horário da manhã, almoço ou durante a noite. Portanto, em vez de investir em grandes conexões com a rede, que ainda não são baratas e ineficientes (no sentido de que geram a maior parte da energia em momentos sem consumo), uma abordagem mais pragmática é investir em uma estação de carregamento que ofereça uma opção de armazenamento de bateria. Quando os motoristas querem carregar seu veículo, eles podem obter sua energia da rede ou do armazenamento da bateria. A estação de carregamento pode ser programada para otimizar o cenário de menor preço para determinada hora específica do dia.

As novas estações de carregamento também são flexíveis na forma como podem fornecer seu suprimento de energia. Por exemplo, as estações podem reutilizar baterias de automóveis de íons de lítio como uma opção de armazenamento de energia. À medida que os carros a combustão diminuem em número enquanto os VEs aumentam, as baterias de íons de lítio usadas dos carros elétricos apresentarão uma opção de baixo custo para fornecer armazenamento de energia a alguns desses sistemas de carregamento.

Por outro lado, organizações intensivas de frotas que abrigam e operam centenas de veículos ao longo do dia, podem usar energia solar ou eólica instalada nos telhados de suas instalações para carregar seu armazenamento de baterias. 

Estações de carregamento inteligentes são configuradas e projetadas para que possam usar tanto a energia da rede tradicional, além de recursos solares e eólicos. Além disso, qualquer excesso de energia produzida pode ser vendido de volta à rede.

Em locais que possuem precificação da energia diferente por conta da demanda, a energia comprada em determinado horário ou em baixa demanda da rede pode ser mais barata e usada em momentos em que os custos são altos.

ECOSSISTEMAS INTEGRADOS

As estações de carregamento modernas são, em essência, pontos de conexão com a rede, capazes de acessar a nuvem e suprir energia elétrica quando necessário. Dentro dessas tecnologias, empresas como a Schneider Electric projetaram na capacidade de conectar dados com segurança e segurança e enviar dados para o operador do ponto e para o consumidor de energia elétrica. 

O software também permite suporte técnico remoto, otimização de eficiência e manutenção preditiva. Esses serviços fornecem aos consumidores dessas tecnologias o máximo de tempo de atividade e desempenho de seus ativos de estações de carregamento de campo e instalações.

Etiquetas -

Comentários
Deixe seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado