Carros elétricos são mais limpos que gasolina em 95% do mundo, diz estudo

Carregando um carro elétrico com eletricidade
20 de fevereiro de 2024
Carros elétricos são mais limpos que gasolina em 95% do mundo, diz estudo

Carros elétricos são mais limpos que gasolina em 95% do mundo, diz estudo

Um novo estudo confirma o que os motoristas de carros elétricos já sabem: que os veículos elétricos são mais limpos que os carros a gasolina, mesmo quando as emissões de geração de eletricidade são contabilizadas.

Os carros elétricos são de fato mais limpos que os carros a gasolina em 95% do mundo, de acordo com um estudo conjunto das Universidades de Cambridge, Exeter e Nijmegen.

As únicas exceções são os lugares onde o carvão ainda compõe a maior parte da matriz energética, como a Polônia, disse o estudo.

As emissões médias de vida útil dos carros elétricos são 70% menores em países que obtêm a maior parte de sua eletricidade a partir de energia renovável ou energia nuclear, como a Suécia e a França.

Carregando um carro elétrico com eletricidadeCarregando um carro elétrico com eletricidade

Pesquisadores observaram que os carros elétricos continuarão a ficar mais limpos à medida que a geração de eletricidade se afasta dos combustíveis fósseis. "Em alguns anos, mesmo os carros elétricos ineficientes serão menos intensivos em emissões do que a maioria dos carros a gasolina novos na maioria dos países, já que a geração de eletricidade deverá ser menos intensiva em carbono do que hoje."

Atualmente, a Tesla vende os carros elétricos mais eficientes, mas é possível que outros modelos eventualmente alcancem pegadas de carbono similarmente pequenas à medida que a rede fica mais limpa.

Nos Estados Unidos, o progresso tem sido rápido. De acordo com a Union of Concerned Scientists , 94% dos americanos vivem agora em um lugar onde, com base na rede local, dirigir um carro elétrico produz menos emissões do que dirigir um carro a gasolina de 21 Km/L. Isso é acima de 45% em 2012, quando a organização fez seu primeiro estudo.

Isso é graças, em parte, à rápida aposentadoria das usinas de carvão, que ocorreu em um ritmo recorde em 2019, apesar da promessa de campanha do presidente Donald Trump em 2016 de reviver a indústria do carvão.

A Agência de Proteção Ambiental disse que a geração de energia mais limpa pode até ajudar a compensar o aumento das emissões relacionadas ao transporte.

Em 2017, as emissões globais de gases de efeito estufa dos EUA caíram 2,7%, devido à diminuição das emissões das usinas — e apesar do aumento das emissões de veículos à medida que os compradores passavam de carros para caminhões leves.

Comentários
Deixe seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado