A startup WattEV anunciou os planos para construir um eletroposto de carregamento de caminhões elétricos com 25 megawatts de capacidade, em Bakersfield (Califórnia), utilizando apenas carregadores alimentados por um painel solar.
O posto será aberto ao público, mas a WattEV também planeja usar as estações de recarga para sua própria frota de veículos elétricos.
Embora uma capacidade de 25 MW, com 40 vagas de carregamento, seja a meta de longo prazo, o eletroposto começará a operar com 4 MW. Isso o colocaria em pé de igualdade com a primeira estação de carregamento de caminhões elétricos de alta resistência acessível ao público, que foi inaugurada recentemente em Portland (Oregon).
A nova estação de recarga ficará localizada no extremo sul do vale de San Joaquin, na Califórnia, e perto dos centros de abastecimento da Amazon e do Walmart.
O local terá uma "micro-rede solar" com armazenamento de energia de bateria, mas também receberá eletricidade da rede de serviços públicos Pacific Gas & Electric, segundo informou a WattEV em um comunicado.
A startup prevê abastecer sua própria frota no local, além de veículos de fabricantes, empresas de tecnologia, organizações comunitárias e agências governamentais.
Segundo o comunicado divulgado à imprensa, a WattEV já fez reservas para 50 Tesla Semis e planeja fazer mais pedidos com outros fabricantes, a caminho de uma meta compartilhada por toda a indústria de colocar 12.000 caminhões elétricos a bateria pesados nas estradas da Califórnia até o final de 2030.
Aumentar a infraestrutura de carregamento para caminhões grandes será um obstáculo muito mais significativo do que instalar o carregamento rápido CC para carros elétricos, devido às maiores demandas de energia. Os fabricantes de caminhões ainda estão convergindo para um padrão de carregamento de megawatts.
Felizmente, o projeto da WattEV não é o único que planeja oferecer locais de carregamento dedicados para caminhões pesados. Em 2020, algumas concessionárias divulgaram um plano para uma rodovia elétrica na Costa Oeste ligando Califórnia, Oregon e Washington ao longo do corredor da rodovia I-5.
O plano previa alguns locais de carregamento para conectar rodovias, incluindo a California Route 99, que passa por Bakersfield. Há a possibilidade de que a parada de caminhões do WattEV se torne agora parte dessa rede.
Fonte: Green Car Reports
Etiquetas -