O QUE É MOBILIDADE ELÉTRICA

Mobilidade Elétrica e Eletrificação do Transporte
A Mobilidade Elétrica está relacionada à utilização de veículos movidos por um motor elétrico e que utilizam uma fonte externa de energia elétrica.

Isso inclui não apenas os veículos elétricos puros (BEV – Battery Electric Vehicle) como também os veículos com um pequeno motor a combustão que ajudam a aumentar a autonomia (REEV – Range Extended Electric Vehicle); e por fim os veículos híbridos que podem ser carregados com uma fonte externa (PHEV – Plug-in Hybrid Electric Vehicle).

Além dos veículos elétricos, também é comum considerar parte da mobilidade elétrica toda a rede de carregadores, a infraestrutura de tráfego e o próprio fornecimento de energia, já que todos esses elementos interconectados viabilizam a mobilidade sustentável, dentro de uma visão sistémica.

Já os veículos elétricos híbridos (HEV – Hybrid Electric Vehicle) não utilizam carregamento externo e por isso geralmente são excluídos do conceito de mobilidade elétrica. Estes utilizam essencialmente outra fonte de energia e apenas “reaproveitam” parte dela com um motor elétrico e regenerador.

Um ponto comum entre as diferentes definições de veículos elétricos ou da própria mobilidade elétrica é a utilização da eletricidade como “combustível”. Esse conceito tem uma razão muito importante: se considerarmos a cadeia toda de energia, apenas a eletricidade oferece níveis tão altos de eficiência e que, se associada a fontes renováveis de geração, proporciona uma grande redução das emissões de CO2 na atmosfera.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS: