Há anos o mercado de mobilidade elétrica sabe que a Toyota planeja utilizar baterias de estado sólido em seus veículos. Agora também já é oficial que a montadora japonesa, em um primeiro momento, não pretende utilizar a nova tecnologia em um veículo 100% elétrico (BEV), mas sim em um carro híbrido que ainda será anunciado.
A informação foi divulgada no início de 2022 por um executivo da multinacional em entrevista ao canal de YouTube da Autoline. Segundo Gill Pratt, cientista-chefe da empresa, essas baterias devem ocupar menos espaço e trarão melhor custo-benefício aos automóveis do futuro.
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Alta expectativa com Bateria em Estado Sólido
Segundo os estudos já conduzidos até aqui, a tecnologia da bateria de estado sólido pode permitir maior geração de energia a um carro eletrificado ou elétrico, embora diversos pesquisadores do setor ainda estejam desenvolvendo pesquisas mais conclusivas.
Mesmo com muito ainda a ser descoberto, a Toyota já divulgou que essas baterias devem ser comercializadas até 2025 pela companhia e que aparecerão primeiro em carros híbridos.
Nas palavras do cientista-chefe Gill Pratt, os veículos híbridos representam um "teste mais difícil" para a tecnologia de estado sólido devido à maior quantidade de ciclos de bateria inerentes a esses automóveis.
Com essas experiências, a Toyota espera ganhar mais experiência com células de bateria de estado sólido e estima que, durante o processo, os custos de produção irão diminuir. Dessa forma, a montadora prevê que na sequência expandirá o uso dessas baterias para carros totalmente elétricos, os chamados BEVs.
O futuro das baterias nos carros híbridos e elétricos
Um dos benefícios alegados das baterias de estado sólido é a maior densidade de energia, mas Pratt afirma que a Toyota também espera que elas reduzam os tempos de carregamento dos carros elétricos – projeções que ainda não puderam ser confirmadas cientificamente.
Pratt não confirmou qual modelo de carro híbrido da Toyota receberá baterias de estado sólido em um primeiro momento, mas o mercado especula que a tecnologia possa ajudar a revigorar um carro híbrido notoriamente pioneiro: o Toyota Prius.
Bem conhecido entre os amantes de mobilidade elétrica, o Prius já foi um criador de tendências entre carros híbridos e, portanto, células de estado sólido podem ser o que o veículo precisa para ser relevante novamente.
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