Toyota projeta uso de bateria de estado sólido em carro híbrido até 2025

Carro Hibrido Toyota Neocharge
26 de fevereiro de 2024
Toyota projeta uso de bateria de estado sólido em carro híbrido até 2025

Há anos o mercado de mobilidade elétrica sabe que a Toyota planeja utilizar baterias de estado sólido em seus veículos. Agora também já é oficial que a montadora japonesa, em um primeiro momento, não pretende utilizar a nova tecnologia em um veículo 100% elétrico (BEV), mas sim em um carro híbrido que ainda será anunciado.

A informação foi divulgada no início de 2022 por um executivo da multinacional em entrevista ao canal de YouTube da Autoline. Segundo Gill Pratt, cientista-chefe da empresa, essas baterias devem ocupar menos espaço e trarão melhor custo-benefício aos automóveis do futuro.

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Segundo os estudos já conduzidos até aqui, a tecnologia da bateria de estado sólido pode permitir maior geração de energia a um carro eletrificado ou elétrico, embora diversos pesquisadores do setor ainda estejam desenvolvendo pesquisas mais conclusivas.

Mesmo com muito ainda a ser descoberto, a Toyota já divulgou que essas baterias devem ser comercializadas até 2025 pela companhia e que aparecerão primeiro em carros híbridos.

Nas palavras do cientista-chefe Gill Pratt, os veículos híbridos representam um "teste mais difícil" para a tecnologia de estado sólido devido à maior quantidade de ciclos de bateria inerentes a esses automóveis.

Com essas experiências, a Toyota espera ganhar mais experiência com células de bateria de estado sólido e estima que, durante o processo, os custos de produção irão diminuir. Dessa forma, a montadora prevê que na sequência expandirá o uso dessas baterias para carros totalmente elétricos, os chamados BEVs.

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Carro híbrido deve ser primeiro veículo da Toyota a contar com bateria de estado sólido

O futuro das baterias nos carros híbridos e elétricos

Um dos benefícios alegados das baterias de estado sólido é a maior densidade de energia, mas Pratt afirma que a Toyota também espera que elas reduzam os tempos de carregamento dos carros elétricos – projeções que ainda não puderam ser confirmadas cientificamente.

Pratt não confirmou qual modelo de carro híbrido da Toyota receberá baterias de estado sólido em um primeiro momento, mas o mercado especula que a tecnologia possa ajudar a revigorar um carro híbrido notoriamente pioneiro: o Toyota Prius.

Bem conhecido entre os amantes de mobilidade elétrica, o Prius já foi um criador de tendências entre carros híbridos e, portanto, células de estado sólido podem ser o que o veículo precisa para ser relevante novamente.

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