Carro mais econômico do Brasil em 2023 é elétrico, confira

09.11.23 09:17 Comentário(s) Por Alexia Messa

Mulher segurando um celular enquanto conecta o carro elétrico ao carregador.
Antes de revelarmos o nome do carro mais econômico do Brasil, vale explicarmos que a forma de medir o consumo dos elétricos é diferente dos modelos movidos a combustão. 

Os veículos avaliados são testados em pista e seu consumo é medido em laboratório, seguindo as normas da ABNT NBR 7024. De acordo com o Inmetro, é preciso comparar os resultados com os de veículos que utilizam combustíveis diferentes (etanol, gasolina e diesel). Depois, os dados são convertidos para Joule (J), unidade que mede a quantidade de energia necessária para um determinado deslocamento.

Além disso, a conta considera quanto o carro elétrico consome em kW/100 km na comparação com um similar a combustão. Segundo os cálculos do Instituto, os resultados são bem próximos aos da realidade. Com isso, o título de carro mais econômico do país em 2023 vai para o Renault Kwid E-Tech, com consumo de 52,7 km/l, ou 0,44 MJ/km.

É importante ressaltar que o ranking dos elétricos mais econômicos do país é baseado no consumo médio na cidade, que diferente dos modelos com motor a combustão, é o melhor cenário para os movidos a energia elétrica. Afinal, quanto mais um veículo elétrico desacelera, por exemplo, mais recupera energia durante a condução.

Atrás do Kwid E-Tech temos outros elétricos no ranking, como o Hyundai Kona E, com consumo médio de 52,5 km/l ou 0,44 MJ/km e o BYD Dolphin, consumindo 51,9 km/l ou 0,42 MJ/km.

Fonte: Estadão 

Alexia Messa

Partilhar -