BYD: história, baterias, principais carros e Brasil

Saiba tudo sobre a montadora BYD, que cresceu no mercado dos carros elétricos e está de olho no Brasil

Crédito: BYD/Divulgação

A fabricante de carros chinesa BYD tem crescido cada vez mais no mundo dos carros eletrificados e marca presença no cenário brasileiro.

Líder na venda de ônibus elétricos e baterias recarregáveis, apostou na eletromobilidade desde cedo - em 2023 quase toda sua produção já é composta por motor elétrico.

Confira neste artigo a história da BYD, seus principais carros eletrificados, os passos da fabricante no Brasil e mais.

ÍNDICE - MONTADORA CHINESA BYD

​​História da Montadora BYD Auto

  • Em 2003 surge a BYD Auto, sigla para “Build Your Dreams” (“Construa Seus Sonhos”), com sua produção de carros elétricos no sul da China e no mesmo ano em que sua rival Tesla.

  • Sua fundação se deu alguns anos antes, em 1995, por Wang Chuanfu, atual CEO da BYD Company. O sonho de Chanfu era contribuir para o crescimento da China sem poluição, prezando o bem estar da população e promovendo empregos verdes. 

  • O começo da companhia se deu na área do fornecimento de baterias para celular, na qual a empresa se tornou famosa, passando para ônibus e trens urbanos elétricos. 

  • Em 2005 surge o primeiro modelo de automóvel desenvolvido pela marca: o F3. Seu diferencial era a semelhança com outros carros, como o Toyota Corolla, porém muito mais barato.

  • Em 2008, chega ao mercado o primeiro carro plug-in do mundo, o F3DM da BYD e em 2010 o e6, carro com bateria elétrica. No mesmo ano, a BYD recebe Warren Buffett como acionista da empresa. 

  • A produção das peças, moldes e tecnologias começou a ser feita internamente, aprendendo das outras marcas que já estavam consolidadas no mercado. Isso fez com que o preço não fosse exorbitante e hoje esses produtos nem precisam ser vinculados à BYD, pois concentraram as fábricas de componentes na Fudi.

  • Em 2012 expandem sua produção e se tornam a primeira empresa do mundo a investir em P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) de caminhões elétricos. 

  • Em 2015 chega ao Brasil com fábricas de montagem de ônibus elétricos em Campinas (SP) e em 2023 negocia com a antiga Ford para instalar um complexo industrial de veículos híbridos e elétricos. Acompanhe a história em solo brasileiro aqui (âncora). 

  • Em 2019, a BYD bateu a meta de vender mais carros eletrificados do que os modelos tradicionais a gasolina. No mesmo ano, lança seu centro de design com grandes nomes que participaram da criação da Audi, Ferrari e Mercedes-Benz. 

  • Em 2022, a montadora alcançou o título de maior vendedora de carros elétricos, com a comercialização de cerca de 641.000 EVs, ultrapassando a grande e conhecida Tesla.

  • Em 2023, a chinesa BYD já vendeu quase 1,9 milhões de veículos e, segundo dados da NeoCharge, mais de 1.000 exemplares no Brasil.

Confira neste artigo a história da BYD, seus principais carros eletrificados, os passos da fabricante no Brasil e mais.

Saiba Mais: 

​​​Gestão da BYD

A BYD conseguiu emplacar no mercado dos carros elétricos em um curto período de tempo. O CEO e fundador, Wang Chuanfu, apostou em uma forte equipe de engenheiros que olhavam as tecnologias já existentes e as inovavam a partir disso.

No Brasil, a fabricante possui 25 concessionárias com uma loja de portas abertas, a Eurobike, em São Paulo. A expectativa, segundo Henrique Antunes, diretor de vendas da BYD, é de fechar o ano de 2023 com 100 concessionárias.

Outro ponto importante da gestão da montadora é o comprometimento com a sustentabilidade. 

“A BYD quer construir um futuro sustentável alimentado por eletricidade, em que cidades e natureza coexistam pacificamente e onde o ar puro e limpo esteja garantido.” - BYD

​​​​Principais Carros Elétricos BYD

D1 Fabricante BYD Carro EletricoD1 Fabricante BYD Carro Eletrico
Crédito: BYD/Divulgação

​​​​1. D1

O BYD D1 é um sucesso na China e chegou ao Brasil em 2022. O D1 foi inicialmente desenvolvido para atender a rota elétrica, na época comandada pela 99 (Táxi) aqui no país. Por isso, ele possui portas laterais automáticas, facilitando a saída de passageiros.

O D1, terceiro carro elétrico da BYD, possui um motor elétrico de 136cv com velocidade máxima de 130km/h. Já a bateria Blade, com autonomia de 53.3 kWh, suporta 100 km com 20 minutos de recarga.

Dolphin Lançamento BYDDolphin Lançamento BYD
Crédito: BYD/Divulgação

​​​​2. Dolphin

Temos lançamento! O Dolphin da BYD é o novo carro elétrico da linha Ocean e chega à Europa em junho de 2023 e talvez no começo de 2024 no Brasil. As apostas são altas, mas o preço promete ser baixo. O Brasil está à espera da chegada no país, pois pode ser um dos veículos elétricos mais baratos do mercado. 

Com uma bateria de 60 kWh e autonomia de 427 km,  é construído pela tecnologia de ponta “e.platform 3.0”, exclusivas da BYD. 

Seu modelo é projetado para lembrar um golfinho saltando, descrito como “elegante e altamente reconhecível”. O modelo interno é bem moderno, com sistema de infoentretenimento completamente ajustável às necessidades. 

HAN EV BYD Carro Eletrico LuxoHAN EV BYD Carro Eletrico Luxo
Crédito: BYD/ Divulgação

​​​​3. Han EV

Carro luxuoso, com 494 cv de potência e totalmente elétrico. Esse é o sedã Han EV da Byd e é o segundo veículo de passeio no Brasil. 

Concorrendo com outras marcas de luxo como Porsche, BMW e Mercedes, que possuem automóveis similares, o objetivo da BYD é causar impacto no mercado. A fabricante já não esperava um número alto de vendas do BYD Han, exatamente porque serve de vitrine para a fabricante. 

As baterias de fosfato e ferro-lítio de 76,9 kWh dão uma autonomia de 500 km ao carro elétrico de 2 toneladas e 5 metros de comprimento. O veículo já vem terminal de recarga AC, com tempo máximo de recarga de 12 horas. 

O interior do Han EV, da montadora chinesa, também surpreende. Possui telas, inclusive, para os bancos traseiros e o que mais chama a atenção é a função de karaokê. 

Carro Passeio TAN EV BYDCarro Passeio TAN EV BYD
Crédito: BYD/Divulgação

​​​​4. Tan EV

O SUV Tan Ev, um dos carros elétricos de passeio da BYD, está equipado com dois motores elétricos com 517cv de potência combinada. 

 

Para se tornar mais leve, a marca fabricou a bateria de ferro e fosfato-lítio em forma de lâmina, o que também proporciona estabilidade de suspensão.

                                                                                                            

Segundo a BYD, a autonomia é de 437km, não ultrapassando a velocidade de 186km/h. 

 

O design é um dos principais diferenciais. Pensado pelo designer internacional Wolfgang Egger, une modelos europeus e orientais, incluindo uma tela que pode ser usada também verticalmente, como se flutuasse. Com 7 lugares, a última fileira é mais recomendada para crianças pelo seu estreito espaço para os pés, mas nada que um ajuste nos bancos à frente não resolva. 

BYD Seagull Modelo BaratoBYD Seagull Modelo Barato
Crédito: BYD/Divulgação

​​​​5. Seagull

Estreou no ano de 2023, em Xangai, um dos modelos mais baratos da BYD, o Seagull. 

 

Da mesma “estética marinha” que o Dolphin, o veículo elétrico da linha Ocean está equipado com bateria Blade de escolha - uma com capacidade de 30 kWh, alcançando 305 km, ou a bateria de 38 kWh, chegando a 405 km. O motor elétrico apresenta 75 cv de potência. 

Diferente de outros exemplos da montadora chinesa, o interior do BYD Seagull é minimalista, com poucos botões, além de não ser um carro muito grande, perfeito para o mundo urbano. 

 

A expectativa é que o Seagull da BYD seja produzido na nova fábrica da Ford que está para ser comprada na Bahia pela asiática. Saiba mais aqui. 

Crédito: BYD/Divulgação

​​​​​6. Song Plus

O plug-in Song Plus, mais um carro de passeio da BYD, tem um diferencial: carro de 5 lugares, porém espaçoso como se fosse de 7 assentos. 

 

Segundo a fabricante, a bateria Blade, de 8,3kWh possui um alcance de 51km em modo totalmente elétrico. Quem testou afirma que é totalmente silencioso com seu motor elétrico de 179 cv/32,2 kgfm, mesmo nas transições de motor. O Song Plus também possui um motor menor a gasolina, que se encontra no cofre dianteiro junto com o motor elétrico. 

 

A ficha técnica traz que o carro alcança a máxima de 186 km/h. O preço no mercado aparece a partir de R$ 269,990. 

Crédito: BYD/Divulgação

​​​​​7. Yuan Plus

O Yuan Plus conta com 204 cv e uma autonomia de até 458 km, proporcionado pelas baterias de 60 kWh.

 

Um dos diferenciais do modelo, é na verdade, um diferente que não agradou todo mundo. As saídas do ar-condicionado são em formato de argola, assim como diferentões apoio de braço, volante e maçaneta. Uma das coisas mais comuns quando comparamos com outros carros elétricos BYD é a tela giratória que não deixa a desejar. 

Segundo testes do Auto Esporte, o BYD Yuan Plus é perfeito para uma serra, subindo e descendo ladeiras. 

​​​​​Baterias de Carros Elétricos

Muitas montadoras dependem da importação de baterias para a realização da sua produção de veículos eletrificados. A BYD as produz dentro de casa.

 

Não só esse é o diferencial da empresa, mas também na composição das suas baterias. Feitas de ferro-lítio e fosfato (LFP) se distanciam das mais comuns, de níquel, cobalto e manganês. A escolha traz o barateamento do produto, mesmo que a autonomia não seja tão alta. 

 

A produção das baterias também ocorre no Brasil, em Manaus, destinadas a abastecer o mercado de seus ônibus elétricos.

 

Segundo site oficial da BYD, “Os módulos de baterias BYD possuem vida útil de 30 anos, sendo seu primeiro uso nos veículos elétricos, por um período aproximado de 15 anos, e uma segunda vida em sistemas de armazenamento de energia off-grid por mais 15 anos. Em seguida, seguem para reciclagem.”

Veja o Passo a Passo de como Carregar um Carro Elétricos

​BYD no Brasil

Em março de 2023, a montadora chinesa possui no território brasileiro mais de 1.000 veículos, entre eles híbridos plugin e elétricos, segundo dados compilados pela NeoCharge. 

Com quase 10 anos de estadia no Brasil, a BYD traz várias novidades para o país, como a negociação da fábrica da Ford na Bahia e novos carros elétricos com preços populares. Relembre a história que a BYD tem construído no Brasil e os próximos passos na mobilidade elétrica brasileira.

Quer entender a compra da Ford pela BYD para produzir carro elétrico? Clique aqui

  • Em 2015 começa a “história marcada pelo sucesso” entre o Brasil e a BYD. Começou em Campinas (SP) com uma fábrica de ônibus 100% elétricos a bateria e alcançou, até 2023, sete modelos homologados. 

  • Em 2017 construíram a segunda fábrica de módulos fotovoltaicos, adequados para usinas centralizadas e/ou distribuídas. 

  • Em 2020, a BYD expandiu sua produção em Manaus com a produção de baterias de fosfato de ferro-lítio (LiFePO4) no Polo Industrial de Manaus (PIM), que são usadas nos ônibus elétricos citados anteriormente. 

  • Em 2021 lança seu primeiro automóvel eletrificado de passeio no país, o SUV Tan EV. 

  • Em 2022, o Brasil recebe o segundo carro elétrico da fabricante, o sedã premium Han EV. 

Em 2023, a BYD negocia a compra da fábrica da Ford que está inativa em Camaçari (BA). A ideia é instalar um Complexo Indu para a produção de carros híbridos e elétricos. Acompanhe em que pé está o investimento aqui.