São Paulo reduz alíquota do ICMS para veículos elétricos

ICMS São Paulo carro elétrico
22 de fevereiro de 2024
São Paulo reduz alíquota do ICMS para veículos elétricos

ICMS para veículos elétricos ficará mais barato no estado de São Paulo a partir de 2022. Em coletiva de imprensa, o governador João Doria anunciou a redução da alíquota de 18% (em 2021) para 14,5% no próximo ano — uma medida de incentivo ao setor que vem crescendo de forma acelerada e que tem sua importância cada vez mais reconhecida por governantes no Brasil.

Leia também:  

A redução do imposto beneficia não apenas carros elétricos, mas também ônibus elétricos, caminhões elétricos e diversas outras categorias de veículos eletrificados. “É fundamental que o poder público adote incentivos fiscais para popularizar os VEs no nosso país. A cada dia vemos novas montadoras anunciando projetos de mobilidade elétrica e precisamos nos adaptar a essa tendência, estimulando o consumo e a produção para o Brasil não ficar para trás na indústria automotiva”, comenta Felipe Martins, gerente de Mobilidade Elétrica da NeoCharge.

Ainda mais caros que os tradicionais carros a combustão (abastecidos com combustíveis líquidos como gasolina, álcool ou diesel), os veículos elétricos crescem em popularidade à medida em que consumidores percebem seus benefícios a médio prazo, como a grande economia no abastecimento (carregar um VE pode ser até seis vezes mais barato, sobretudo com o aumento constante do preço da gasolina) e necessidade muito menor de manutenção, entre outros benefícios.

“Já é muito vantajoso comprar um carro elétrico porque ele se ‘paga’ após algum tempo de uso, mas algumas pessoas ainda se assustam com o preço inicial, que é maior que os carros tradicionais. A redução do ICMS ajuda a reduzir também esse custo no momento da compra e é um grande acerto do governo de São Paulo, que sabe da importância de ter mais veículos elétricos circulando”, avalia Felipe Martins.

“Promover a mobilidade elétrica deveria ser uma prioridade para todos os governantes. Isso significa investir no combate à poluição nas cidades, com menos emissões de carbono e ganhos ambientais de longo prazo, que representam também mais saúde para a população. Não é à toa que a transição para os carros elétricos seja uma das principais metas para combater o aquecimento global e um assunto crucial para o futuro de todos nós”, complementa o gerente da NeoCharge.

ICMS São Paulo carro elétricoICMS São Paulo carro elétrico
São Paulo reduz alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para veículos elétricos (Crédito da Imagem: Stux/ Pixabay)

Etiquetas -

Comentários
Deixe seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado