Mobilidade elétrica no paraíso: Fernando de Noronha bane carros a combustão e instalará 12 eletropostos

29.08.22 09:00 Comentário(s) Por Diego Freire

carro elétrico eletroposto fernando de noronha
Carros elétricos começam a fazer parte da paisagem de Fernando de Noronha (Crédito da Imagem: Renault/ Divulgação)
Um dos locais mais paradisíacos do Brasil, a ilha de Fernando de Noronha não tem medido esforços para preservar a sua natureza única. Entre diversas iniciativas visando promover a sustentabilidade no arquipélago, a mobilidade elétrica está cada vez mais presente.

Um anúncio histórico já ocorreu quando Fernando de Noronha se tornou o primeiro lugar do Brasil a banir os carros a combustão: a partir de 2023 nenhum carro desse tipo poderá entrar no arquipélago e, em 2030, os veículos abastecidos com gasolina, álcool e diesel não poderão mais circular pelas ilhas.

Veja também:

Mobilidade Elétrica em Fernando de Noronha

Desde então são vários os projetos que incentivam a mobilidade elétrica nas ilhas, habitadas por cerca de 3 mil pessoas e consideradas um dos destinos turísticos mais incríveis do Brasil.

Já em 2019 chegaram os primeiros carros elétricos ao arquipélago, inicialmente recarregados com auxílio de geradores a diesel. A situação, porém, já está mudando à medida em que uma revolução energética entrou em curso para oferecer energia limpa e renovável aos turistas e moradores.
Carro Elétrico Renault Fernando de Noronha
Arquipélago de Fernando de Noronha terá apenas veículos elétricos circulando a partir de 2030 (Crédito: Renault/ Divulgação)

Rede de Estações de Recarga

Em uma dessas iniciativas, a Neoenergia, companhia de energia de Pernambuco (estado ao qual pertence o arquipélago de Fernando de Noronha), iniciou a construção de duas usinas de energia solar fovoltaica de 100 kWp que, além de fornecer energia renovável à população, também servirão para o abastecimento dos primeiros veículos elétricos do local.

Em 2022 a companhia anunciou também que serão instalados 12 eletropostos na ilha principal de Fernando de Noronha, sendo oito estações de recarga com potência de 22 kW e outros dois de 7,4 kW.

Dados do IBGE apontam que Fernando de Noronha possui 1.381 veículos motorizados (60% com quatro rodas e 40% com duas). Inicialmente, ao menos 18 veículos elétricos já circulam pelo arquipélago – mas esse é só o começo.

Diego Freire

Partilhar -