Dados recentes divulgados pela Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA) mostram que metade de todas as estações de recarga para de carros elétricos na União Europeia estão concentradas em apenas dois países – Holanda (90.000 carregadores) e Alemanha (60.000).
Veja também:
Distribuição de Estações de Recarga
Os dois países representam menos de 10% de toda a superfície da União Europeia. Já a outra metade de todos os carregadores coletivos para veículos elétricos está espalhada pelos 25 países restantes, cobrindo 90% da região.
Se compararmos com as nações com menos eletropostos no bloco, a diferença se torna abissal. A Holanda – o país com mais infraestrutura – tem quase 1.600 vezes mais pontos de recarga do que o país da UE com menos carregadores públicos (Chipre, com apenas 57 pontos de recarga).
Quando se trata de distribuição dos carregadores, há uma clara divisão entre os países da Europa Ocidental e do Leste Europeu. Por exemplo, um país de grande território como a Romênia – cerca de seis vezes maior que a Holanda – tem apenas 0,4% de todos os pontos de carregamento do bloco europeu.
Metas ambientais
Para cumprir as metas de CO2, as vendas de veículos elétricos terão de aumentar massivamente em todos os países da UE. Um estudo recente mostra que até 6,8 milhões de pontos de recarga públicos seriam necessários até 2030 para atingir a redução proposta de 55% de CO2 para carros – o que significa que precisamos ver um crescimento de mais de 22 vezes em menos de 10 anos.
O Regulamento de Infraestrutura de Combustíveis Alternativos (AFIR) – proposto pela Comissão Europeia no ano passado – destina-se a ajudar a resolver a situação. No entanto, o seu nível de ambição é completamente insuficiente, afirma a ACEA.
“Enquanto alguns países estão avançando quando se trata de implantação de infraestrutura, a maioria está atrasada”, afirmou o diretor geral da ACEA, Eric-Mark Huitema. “As disparidades gritantes demonstram a necessidade de fortes metas AFIR que sejam harmonizadas em todos os estados membros da UE.”
“Pedimos aos decisores políticos que reforcem a AFIR para que possa atingir o objetivo de construir uma densa rede europeia de estações de carregamento, de norte a sul e de leste a oeste.”
Confira os rankings:
Países com mais Eletropostos na União Europeia
-
Holanda (90.284)
-
Alemanha (59.410)
-
França (37.128)
-
Suécia (25.197)
-
Itália (23.543)
Países com menos Eletropostos na União Europeia
-
Chipre (57)
-
Malta (98)
-
Lituânia (207)
-
Estônia (385)
-
Letônia (420)
Etiquetas -