Explorando o Mundo de Carro Elétrico: A Rota Elétrica Centro-Americana

Viagem Carro Elétrico - Rota Centro-Americana
27 de fevereiro de 2024
Explorando o Mundo de Carro Elétrico: A Rota Elétrica Centro-Americana
Viagem Carro Elétrico - Rota Centro-AmericanaViagem Carro Elétrico - Rota Centro-Americana

(Texto de Matheus Soares, editado por Diego Freire)

Dirigir a longas distâncias pelo continente americano é um sonho comum entre os aventureiros. Alguns filmes que contam histórias reais de quem “botou” o pé na estrada, como “Diários de Motocicleta” (2004) e “Na Natureza Selvagem” (2007), inspiram os interessados. 

Na mesma ideia, o documentário “Long Way Up” (2020) mostra a jornada dos atores Ewan McGregor (conhecido pelo papel como Obi-Wan Kenobie em Star Wars) e Charley Boorman, que dirigindo suas Harley-Davidson elétricas, deixam Ushuaia (Argentina), considerada como a cidade mais ao sul do mundo, em direção à Los Angeles (Estados Unidos). 

Como a vida imita a arte (e vice-versa), em novembro de 2022, um caravana de carros elétricos partiu da Guatemala em direção ao Panamá, em um itinerário de aproximadamente 2500 quilômetros. Essa expedição ficou conhecida como “A Rota Elétrica Centro-americana”.

Veja aqui o post do nosso Instagram sobre esse assunto.

Leia também:

A Rota Elétrica Centro-Americana

A “Rota Elétrica Centro-Americana” (em espanhol, La Ruta Eléctrica Centroamericana) foi coordenada pela Asociación Costarricense de Movilidad Eléctrica (Asomove). O objetivo foi mostrar ser possível percorrer as estradas daquele subcontinente utilizando os carregadores de Veículos Elétricos já instalados, além de mobilizar condutores, população, empresários e políticos, sobre a importância da eletromobilidade para o desenvolvimento sustentável.

Um total de 10 carros elétricos participaram do começo ao fim da rota (além de outros que se juntavam em trechos específicos), havendo modelos de marcas como Tesla, Jaguar, BYD, Chevrolet, AION, entre outras. Dessa forma, 40 pessoas estiveram envolvidas, contabilizando 14 nacionalidades diferentes.

Além dos governos dos países visitados, a caravana foi apoiada por entidades como o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), o Banco Centro-Americano de Integração Econômica, a União Européia, o Estado da Alemanha, a ENEL X, a Uber, entre outras.

O Roteiro da Viagem com Carro Elétrico

Salvo exceção de Belize, o grupo passou por todos os países continentais da América Central, na seguinte ordem: 

 

  • Guatemala

  • El Salvador

  • Honduras

  • Nicarágua

  • Costa Rica

  • Panamá. 


A partida aconteceu em 04 de Novembro de 2022, na Cidade da Guatemala, e o encerramento foi 7 dias depois, na Cidade do Panamá, ambas capitais nacionais.

As pausas nos eletropostos foram momentos essenciais do trajeto. Uma delas aconteceu no município de Villa Nueva, onde ficam os carregadores rápidos da companhia estatal nicaraguense de transmissão de energia, a ENATREL, que foram instalados poucos dias antes da Rota deixar seu ponto de partida.

Ruta Elétrica Centro-Americana - Viagem de Carro ElétricoRuta Elétrica Centro-Americana - Viagem de Carro Elétrico
Carregadores da ENATREL sendo utilizados por carros elétricos da Ruta Electrica (Crédito da Imagem: Portal Movilidad/ Reprodução)

Em uma outra oportunidade, em território hondurenho, ocorreu a inauguração de um carregador de carro elétrico no campus da Universidad Pedagógica Nacional Francisco Morazán. 

Resultados da Rota Centro-Americana

As 40 pessoas que participaram do comboio do começo ao fim tiveram a oportunidade de serem turistas em cidades históricas da América Latina, como San José, Manágua, Tegucigalpa, San Salvador, entre tantas outras. 

 

De carro, ainda passaram pela famosa Ponte de Choluteca, em Honduras, que tem uma história fascinante: manteve-se erguida depois de um furacão em 1998, que moveu o curso do rio pelo qual ela passava sobre, inutilizando-a até que uma reforma foi feita para adaptar a construção à nova configuração do curso d’água. 

Viagem Carro Elétrico América CentralViagem Carro Elétrico América Central
Ponte de Choluteca, Honduras (Crédito da Imagem: The Living New Deal/ Reprodução)

Concomitantemente, o objetivo mais importante, que era mostrar a possibilidade de conduzir os veículos elétricos pelas rodovias centro-americanas, também foi concluído com sucesso.

Dessa forma, a Rota Elétrica Centro-Americana espalhou o interesse em eletromobilidade por onde passou, além de inspirar que eventos similares ocorram em outras porções territoriais, como na América do Sul. Nesse âmbito, já é prevista para 2023 a criação da Rota Elétrica Mercosul, que garantirá infraestrutura de recarga de veículo elétrico desde o sul do Brasil, passando por Uruguai, Argentina e Paraguai.

Leia também:

Etiquetas -

Comentários
Deixe seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado