Reis da Eletromobilidade! Confira os 10 países mais avançados no mercado de Carros Elétricos

Carro Elétrico Escandinávia
26 de fevereiro de 2024
Reis da Eletromobilidade! Confira os 10 países mais avançados no mercado de Carros Elétricos

Pelo oitavo ano consecutivo, o site americano Clean Technica elaborou uma lista para apresentar os 10 países mais adaptados ao futuro da mobilidade elétrica.

São nações de três continentes diferentes, mas que trazem em comum as crescentes frotas de carros elétricos e híbridos plug-in, além do desenvolvimento de robustas infraestrutura de recarga para recebê-los.

Confira, abaixo, quais nações têm se destacado no mercado de veículos elétricos.

Leia também:

Empate em 8º, 9º e 10º: Dinamarca, Finlândia e Holanda 

Spoiler: o Top 10 de 2022 incluiu todas as 5 nações escandinavas (Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia), que também foram os 5 principais países de 2021 em participação de mercado de vendas de veículos elétricos. 

Como observou Assaf Oron, o autor do levantamento, o espírito norueguês já se difundiu por toda a região! Finlândia e a Dinamarca quase dobraram sua participação de veículos elétricos no total de vendas em 2021, atingindo, respectivamente, 29,5% e 27%.

Os dois países escandinavos também aumentaram drasticamente a implantação de novos ônibus elétricos em suas frotas nacionais, com 50% e 34% dos veículos coletivos já funcionando sem combustíveis fósseis. 

Como ponto negativo, as indústrias de ambos os países ainda não produzem carros elétricos ou baterias, mas os avanços na eletrificação da frota que circula nas ruas já vale lugares para Dinamarca e Finlândia no Top 10. 

E, empatada com os dois países neste ranking da mobilidade elétrica, o site mencionou a Holanda - um país cujo governo tem ampliado constantemente as políticas de incentivo à compra de carros elétricos.  

É verdade que, em 2021, uma queda nos subsídios tornou a Holanda o mercado de crescimento mais lento da Europa Ocidental, melhorando suas vendas em apenas 16% (de 22% para 25,4%). No entanto, o país já tem uma cultura sólida de VEs, com uma das redes de carregamento rápido mais avançadas do mundo e 55% de ônibus elétricos circulando em suas cidades.

Carro Elétrico EscandináviaCarro Elétrico Escandinávia
Veículo Elétrico sendo recarregado na Escandinávia: região no Norte da Europa colocou seus 5 países no Top 10 de Mobilidade Elétrica (Crédito da Imagem: WysokieNapięcie.pl/ Clean Technica/ Reprodução NeoCharge

7º Lugar: Estados Unidos

Em anos recentes os Estados Unidos cometeram um equívoco em suas políticas para mobilidade elétrica, segundo o autor do ranking: o país pareceu depender da Tesla muito mais do que das outras montadoras, fazendo com que caísse posições na classificação.  

Em 2021, porém, o mercado americano se aqueceu em relação aos veículos elétricos e híbridos plug-in, com lançamentos como o Mustang Mach-E

O levantamento observa que a participação do total de carros eletrificados no país ainda é baixo se comparado às outras nações do ranking (pouco mais de 4% do total), mas isso não tira o fato de que inúmeros avanços tecnológicos têm sido realizado todos os anos pela indústria americana e de regiões do país que já contam com boas redes de infraestrutura de recarga, como a Califórnia

Aliás, recentemente mostramos aqui que até o Alasca já está montando uma grande rede de estações de recarga. Apesar de alguns pontos de atenção, os Estados Unidos seguem segundo um país que avança rapidamente no mercado de veículos elétricos. 

6º Lugar: Islândia

A Islândia é um país muito pequeno, com menos de 400 mil habitantes. Ok, para eles é mais fácil ter uma alta participação de carros elétricos e híbridos plug-in na frota nacional, mas o número não deixa de ser impressionante: em 2021 o índice saltou de 47% para 65%!

Dentro desse dado, se destaca o mercado de veículos 100% elétricos (BEVs) voltados a serviços comerciais, como vans de entrega. Em 2021, a participação dos automóveis elétricos nesse segmento saltou de 8% para 21%. Imagine o que está por vir nos próximos anos... 

Leia também:

5º Lugar: Alemanha

Referência na indústria automotiva a combustão, a Alemanha não fica atrás quando o assunto é carro elétrico.

Em 2021, a participação dos carros elétricos nas vendas domésticas do país quase dobrou – para 24%, mantendo a Alemanha por mais um ano à frente dos EUA no total de vendas de veículos elétricos (690.000 a 608.000). 

E claro que as tradicionais montadoras do país têm um papel importante nesse quadro. O Grupo Volkswagen, por exemplo, vendeu cerca de 750 mil carros elétricos em todo o mundo no ano de 2021.  Já BMW e Daimler-Mercedes-Benz estão um pouco atrás quando o assunto é eletromobilidade, não aumentando as vendas no mesmo ritmo da Volks, mas ainda assim já desenvolvendo diversos projetos de automóveis elétricos e híbridos. 

4º Lugar: Suécia

Mais um país escandinavo na lista! Em 2021, a participação de veículos elétricos na frota sueca subiu de 30% para 42% e em breve metade dos automóveis circulando no país já será eletrificado. 

Parte desse quadro é a sueca Volvo Cars, que hoje é parte do conglomerado chinês Geely e já está entre as principais montadoras do planeta em fabricação de carros elétricos e híbridos plug-in.

E não estamos falando apenas de carros: a Volvo Bus, focada em ônibus elétricos, tem crescido ano a ano, assim como a Volvo Trucks, divisão de caminhões elétricos da companhia.

Caminhão Elétrico Suécia VolvoCaminhão Elétrico Suécia Volvo
Caminhão elétrico da Volvo Trucks: Suécia não é referência apenas em veículos leves elétricos (Crédito da Imagem: Volto Trucks/ Clean Technica/ Reprodução NeoCharge)

3º Lugar: Coreia do Sul

Anos atrás, a indústria sul-coreana – tanto montadoras quanto fabricantes de baterias – comprovaram a fama do país como um dos principais polos tecnológicos do mundo. A Coreia do Sul já investe em veículos elétricos e híbridos plug-in há muito tempo e hoje o país tem uma posição global estratégica no mercado de mobilidade elétrica. 

As vendas domésticas ainda não estão nos níveis europeus, mas a participação de veículos elétricos saltou de cerca de 3% para 7% em 2021, levando o país a já ter mais de 100.000 carros eletrificados circulando em suas ruas. 

E a prova de que o mercado de eletromobilidade já está desenvolvido por lá é a forte presença de caminhões elétricos nas estradas da nação asiática. A maioria desses veículos são produzidos pela indústria nacional sul-coreana, pelo conglomerado Hyundai-Kia, que orgulhosamente já não abastece apenas as necessidades locais e exportou mais de 300.000 automóveis para outros países em 2021. 

Além de tudo isso, a Coreia do Sul ainda é um grande fabricante de baterias, responsável por mais de 30% da produção global para veículos elétricos (atrás apenas da China nesse quesito). 

O site Clean Technica é taxativo: muitos países europeus têm tradição em veículos elétricos e os Estados Unidos possuem montadoras importantes e a Tesla que se destaca no mercado de veículos elétricos. A Coreia do Sul, porém, é um forte exemplo de que o futuro da mobilidade elétrica passa - e muito - pela Ásia.

Leia também:

2º Lugar: Noruega

A Noruega talvez seja o país que melhor simboliza a revolução dos veículos elétricos, com os VEs chegando a 75% de vendas no mercado nacional em 2021 (evoluindo do índice de 63% em 2020). 

Se contarmos apenas as novas vendas de carros (excluindo veículos como caminhões), 86% dos novas comercializações noruegueses já são eletrificadas. E, se considerarmos a frota total do país, temos VEs com mais de 20% do total nos principais centros urbanos. 

Ou seja: a Noruega é um grande case de sucesso para todo o mundo de como a mobilidade elétrica é possível. A primeira posição deste ranking só não é dela porque há um país que domina as tecnologias da fabricação desses veículos de modo quase imbatível...

1º Lugar: China

A crise da Covid-19 gerou fortes impactos na indústria chinesa como um todo em 2020, o que prejudicou também o setor de mobilidade elétrica. Em 2021, porém, o país reagiu e parece longe de perder a liderança como mercado mais desenvolvido.

Para se ter ideia, segundo a LMC Automotive o mundo produziu 3,9 milhões de veículos elétricos em 2021 - 57,4% deste total fabricado na China. Sem contar a ampla liderança na manufatura de baterias e outras peças fundamentais para a produção.

E claro que a China não apenas fabrica, mas também conta com uma excelente infraestrutura de recarga e uma frota crescente. O Clean Technica afirma: "enquanto o resto do mundo debate ideias sobre veículos elétricos, a indústria chinesa vai lá e faz".

E recapitulando: os países mais desenvolvidos em Eletromobilidade...

Vale retomar a lista dos países mais desenvolvidos no mercado de Carros Elétricos:

1. China

2. Noruega

3. Coreia do Sul

4. Suécia

5. Alemanha

6. Islândia

7. Estados Unidos

8. Dinamarca

8. Finlândia

8. Holanda

Etiquetas -

Comentários
Deixe seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado