

Em coluna no UOL, o jornalista Jorge Moraes aponta uma tendência de queda no preço dos veículos elétricos no Brasil. Dois novos modelos asiáticos são citados como marcos na redução do valor do carro elétrico: a chegada do BYD Dolphin e o anúncio da pré-venda do GWM Ora.
Acompanhando essa diminuição, a Renault reduziu em R$ 10 mil o valor do Kwid E-Tech, que agora sai por R$ 139.990. Os chineses não ficam para trás ao abater 20% do preço do subcompacto elétrico Caoa Chery iCar, que chegou a custar R$ 149.990 e hoje já custa R$ 119.990. O modelo é a porta de entrada para o mundo dos 100% elétricos (BEV), sendo o mais barato do país.
Outro automóvel elétrico que está mais barato é o JAC E-JS1, que custava R$ 145.900 no período pré-BYD Dolphin e, em agosto de 2023, sai por R$ 139.900. Além disso, o “golfinho chinês” também puxou para baixo o preço de alguns modelos eletrificados.
Na Hyundai o Kona também teve R$ 40 mil de redução em seu valor inicial. Sua versão elétrica sofreu redução de mais de R$ 70 mil. O primeiro elétrico da Hyundai no Brasil é ofertado por R$ 219.990.
No grupo Stellantis também houve redução. O Peugeot e-2008 agora é comercializado por R$ 219.990, uma queda de R$ 50 mil no preço. Com essas mudanças, atualmente o Kona EV e e-2008 dividem o preço dos SUVs elétricos mais baratos do Brasil.
Para entender melhor como funciona a precificação de um carro elétrico, confira nosso artigo Preço do Carro Elétrico e tire todas as suas dúvidas!
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